Google celebrou 10 anos de existência de uma das maiores inovações de tecnologia do mundo: o Google Play.
Além de relembrar dessa data importante, o Google também revelou alguns dados importantes. Por exemplo, hoje em dia, 2.5 bilhões de pessoas em mais de 190 países conectam-se à Google Play para interagir com os jogos e aplicativos! Além disso, o Google Play já gerou mais de 120 bilhões de dólares para os desenvolvedores até a data de comemoração! Com certeza números extremamente impressionantes.
Como você bem deve se lembrar, nem sempre tudo foi tão fácil, tecnologicamente falando. Há 10 anos atrás o Google estava numa fase de crescimento, quando houve um pulo nos usuários da revolucionária plataforma mobile, indo de 100 milhões para 400 milhões!
A missão do novo sistema operacional do momento, o Android, era fazer com que a tecnologia “mobile” fosse acessível para todos, e em todo lugar. Podemos dizer que conseguiram com muito sucesso, não acha?
Mas sem dúvidas, os usuários tinham muitas incertezas do quão realmente poderia ser bem sucedido esse novo “negócio”. Para se ter uma ideia, a equipe que desbravou esse mundo “mobile”, possibilitando a criação do Google Play, era um time de apenas seis pessoas, que se esforçaram muito em descobrir maneiras de dar o melhor suporte para os usuários navegarem nas oportunidades e desafios que a economia “mobile” iria proporcionar. E eles também tinham certezas, será que conseguiriam entregar os famosos “apps” que seus usuários estavam “visualizando” em dispositivos que fossem acessíveis à todos? Será que esses usuários estariam felizes e principalmente seguros pagando por aplicativos e jogos? As pessoas fariam inscrições online da mesma maneira que faziam com materiais físicos como revistas e jornais?
Durante esses anos iniciais a plataforma foi se desenvolvendo mais e mais, ganhando estrutura, investimentos e confiança da comunidade e seus usuários entusiastas. Foram sendo adicionadas maneiras inovadoras e seguras de pagamento online, maneiras essas que tiravam a preocupação das pessoas com relação à segurança e privacidade dos dados. Além disso, a plataforma se desenvolveu para se antecipar às necessidades de seus clientes e para dar suporte aos donos de negócios e desenvolvedores da plataforma.
Você deve ter notado que não estamos falando de qualquer plataforma simples, não é mesmo? O Google Play tem hoje diversos programas para ajudar usuários e desenvolvedores a usufruir o máximo possível do serviço que entregam. Por exemplo o Play Points, que ajuda a engajar e fidelizar os usuários mais leais e frequentes.
Também está em fase de desenvolvimento um programa que ajudará os negócios e desenvolvedores uma consultoria para fornecer mais “insights” sobre usuários dos aplicativos e jogos, para que a tomada de decisão seja cada vez mais feita com base em dados.
O Google não quer parar de jeito nenhum com essa evolução grandiosa que tem tido ao longo dos anos. Daqui para frente os planos têm como principal base e inspiração três motivos especiais:
Ajudar todos, e em todo lugar a experimentarem o valor que os jogos, mas principalmente aplicativos têm trazido. Ajudar desenvolvedores a entregar melhores “apps” e jogos através de todo tipo de dispositivo e telas. Continuar a evoluir as ferramentas do Google Play para ajudar os negócios parceiros (desenvolvedores e franquias) na tomada de decisões, e ajudá-los a crescer e entregar de forma segura à todos usuários; Criar um ecossistema para todos por investir em iniciativas que melhorem a representação na indústria de “apps” e jogos, e por empoderar mais ainda os negócios menores para que possam assim crescer em valor e em mercado.
O Google sem dúvida mostrou enorme potencial e surpreende mais e mais a cada dia. O Google Play é apenas um exemplo do que uma empresa tão poderosa como o Google é capaz de fazer com motivação e recursos necessários. Com certeza daqui 10 anos teremos mudanças ainda mais impressionantes para celebrar. E você, o que achou dessa transformação? Com certeza é uma marca gigante na história de uma das gigantes da tecnologia!
*Com informações do Google.