Por TechDoido

30/09/2022

e-Título:  baixe e tenha o título de eleitor online no celular Android e iOS

As eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro de 2022, um domingo onde o app e-Título vai te ajudar a ter o título de eleitor online diretamente no seu smartphone.

O eleitor que deseja baixar ou até mesmo atualizar o app não pode deixar para a última hora, já que esses recursos vão ficar suspensos no dia pleito.

Com o e-Título no seu celular você tem acesso a várias ferramentas que vão te ajudar na hora da votação, assim como a visualização do local de votação, seu título de eleitor e até mesmo a ferramenta para justificar sua ausência em caso de não ter ido no dia da votação.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado nos principais smartphones disponíveis no mercado, vale lembrar que você deve fazer o download apenas do aplicativo oficial distribuído pelo governo, outros apps de terceiros não tem as mesmas funcionalidades nem valem como documento oficial.

O e-título está disponível para aparelhos que funcionam com o sistema operacional Android, na Play Store. A versão para iPhone, pode ser baixada na loja da Apple, de acordo com o TSE. Ainda não há previsão de lançamento para outro sistemas operacionais.

Como usar o e-Título? Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, clique em “Próximo” e, depois, em “Começar no e-Título“. Em seguida, aceite os termos de uso. Para emitir o título de eleitor digital, siga este passo a passo:

1. Insira nome, data de nascimento, CPF ou número de inscrição presente no título impresso, além de nome da mãe e do pai, se constar no RG, e clique em “Entrar no e-Título“;

2. Na tela seguinte, responda a três questões para confirmar sua identidade – o aplicativo pede a alternativa correta em perguntas sobre informações como documento de identificação, cidade natal, estado, endereço, grau de instrução e número de telefone;

3. Crie uma senha – caso você já tenha usado o e-Título, insira a senha criada anteriormente (é possível criar uma nova ao clicar em “Esqueci minha senha”);

4. O aplicativo pode mostrar uma tela para ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular;

5. Os dados do seu título de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título”.

Segundo o TSE, a partir do dia 3 de outubro, os eleitores podem voltar a emitir ou atualizar o e-Título. Para um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, dia 29.