Por TechDoido

10/11/2022

Uma ideia para restaurar a biodiversidade  da Terra

O ser humano realmente pode ser extraordinário quando utiliza sua inteligência para o bem da comunidade. Se bem é verdade que alguns de nós façam de tudo para destruir o planeta no qual vivemos, é certo que alguns espíritos altruístas dedicam suas vidas para conservar o meio ambiente.

Uma dessas pessoas generosas é a ambientalistas Susan Graham, que ao invés de ficar apenas criticando as atitudes alheias e chamando a atenção dos holofotes, trabalha para desenvolver uma tecnologia para recuperar ou restaurar ecossistemas inteiros. Conheça um pouco desse maravilhoso trabalho.

Segundo Susan Graham, a restauração de ecossistemas envolve mais do que o plantio de árvores. Com uma equipe treinada em ecologia, ela combina a tecnologia de drones com Inteligência Artificial para restaurar terras degradadas e ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade, seja em uma pequena ilha ou em um continente inteiro.

Todos os anos os seres humanos transformam de alguma maneira cerca de 10 milhões de hectares de terra, e nem sempre para melhor. Nesse momento, existem mais de 2 bilhões de hectares de terra degradada pelo mundo. É preciso resolver esse problema rapidamente, e a tecnologia pode ajudar.

Os drones podem mudar tudo. A análise do aprendizado de máquina nos permite planejar o plantio e monitorar nosso trabalho de restauração. E os drones desempenham papel fundamental nessa nova era de tecnologia empregada na ecologia.

Por exemplo, na Austrália, estavam usando o plantio baseado em drones e Inteligência Artificial aprimorada em ecologia para restaurar milhares de hectares de terras exploradas por causa do carvão, não apenas plantando árvores, mas trazendo de volta ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade.

Em uma escala maior, florestas da Austrália foram destruídas por incêndios florestais catastróficos e derrubadas de árvores para agricultura. Isso significa menos fonte de alimento e habitats seguros para os coalas.