Por TechDoido

20/11/2022

Bagageiro de teto aumenta o consumo de combustível? Veja se vale a pena  e como escolher

Espaço para levar as malas nas viagens é um problema difícil de resolver, ainda mais para quem tem família grande, aí chega o bagageiro de teto para te dar mais espaço, mas será que ele não vai te causar mais transtornos com o consumo de combustível?

A resposta quanto aumento do gasto de combustível infelizmente é sim, com essa carga adicional no teto, o carro tem maior resistência aerodinâmica do veículo e o peso, por isso gasta mais.

Um estudo divulgado pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) revelou que o arrasto aerodinâmico adicional causado por racks de teto é responsável por nada menos que 0,8% do combustível consumido por toda a frota veículos leves circulantes  nos EUA.

Isso significa nada menos que 100 milhões de galões de gasolina – cerca de 378,5 milhões de litros. Então é verdade, o bagageiro aumenta o consumo de combustível, porém isso pode ser amenizado com um bom design.

Ainda segundo os dados divulgados no relatório, uma regulamentação no uso destes acessórios, combinada a racks melhores projetados aerodinamicamente, pode ajudar a economizar 4,5 bilhões de litros de combustível entre agora e 2040, ano limite da pesquisa.

Se o maior consumo de combustível não é um problema para você ou se você precisa mesmo carregar mais coisas, a solução é comprar um bom rack de teto, mas atenção, existem normas e regras a serem seguidas.