*Com informações da Agência Brasil.

Um programa será implementado pelo governo para refinanciar dívidas de 37 milhões de pessoas.

07/03/2023

Por TechDoido

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (6) que o Programa Desenrola, um programa de refinanciamento de dívidas de pessoas físicas, contará com um fundo garantidor de cerca de R$ 10 bilhões.

Esse fundo será financiado com recursos do Tesouro Nacional e será responsável por cobrir eventuais calotes dados por pessoas que participarem do processo de renegociação.

O programa está previsto para ser lançado neste mês e tem como objetivo ajudar os brasileiros a saírem da inadimplência e regularizarem suas dívidas.

Segundo Haddad, o presidente Lula deu o aval para o programa Desenrola. O programa é uma das bandeiras da campanha presidencial e busca ajudar as pessoas físicas a saírem da inadimplência e regularizarem suas pendências financeiras.

"Os credores vão entrar no programa pelo tamanho do desconto que se propuserem a dar para aqueles que estão com o CPF negativado no Serasa ou empresas semelhantes", afirmou o ministro.

O Desenrola ainda não tem uma data definida para ficar pronto e ser disponibilizado ao público. Segundo Haddad, o presidente Lula deu autorização hoje para o desenvolvimento do sistema eletrônico que será utilizado para efetuar as transações do Desenrola. O anúncio só será feito quando essa questão técnica for resolvida.

O objetivo é realizar a renegociação de dívidas de pequeno valor. Conforme afirmou Haddad, a maior parte dos brasileiros com restrições financeiras possui dívidas que não ultrapassam R$ 5.000. Os montantes em atraso poderão ser refinanciados com desconto e parcelados em até 60 meses.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.