*Com informações da Agência Brasil.

Crédito consignado para beneficiários do INSS é suspenso por bancos públicos e privados.

18/03/2023

Por TechDoido

Instituições financeiras não estão satisfeitas com a redução do limite máximo de juros cobrados em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, e isso tem causado problemas.

Na sexta-feira (17), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, dois bancos governamentais, anunciaram que suspenderam a oferta de empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Assim como outros bancos privados que pararam de conceder empréstimos na quinta-feira (16), a Caixa e o BB também seguiram essa decisão.

Isso aconteceu após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) diminuir o limite máximo de juros para empréstimos consignados de 2,14% para 1,7% ao mês. Além disso, a taxa para o cartão de crédito consignado também foi reduzida de 3,06% para 2,62%.

De acordo com um comunicado divulgado, a Caixa explicou que teve que interromper a oferta de empréstimos consignados para aposentados, uma vez que o novo limite máximo de juros é inferior ao que o banco estava cobrando anteriormente.

Além disso, a instituição afirmou que a possibilidade de retomar essa linha de crédito para aposentados e pensionistas dependerá de uma análise técnica detalhada sobre a viabilidade operacional e financeira, que já está em andamento para se adequar às novas regras do banco.

Foi divulgado pelo Banco do Brasil que está realizando análises de viabilidade técnica acerca das recentes alterações nas condições do crédito consignado para beneficiários do INSS e que, assim que houver informações relevantes, comunicará a respeito da retomada das contratações.

Últimas notícias do Brasil e do mundo, sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros.