Mundo

Rússia e Ucrânia: maior avião do mundo foi destruido

Por TechDoido

27/02/2022

O maior avião do mundo,  o Antonov An-225 Mriyaixar,  foi destruído por tropas russas

O sonho acabou

O Antonov An-225 Mriya, chamado pela OTAN de Cossack, foi uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, a qual foi produzida durante a década de 1980 pela Antonov Design Bureau, na então RSS Ucraniana (atualmente, na Ucrânia).  O Antonov An-225 Mriya era a maior aeronave de asa fixa do mundo. O design, construído para transportar o ônibus espacial Buran, foi um desenvolvimento para aumentar o bem-sucedido Antonov An-124 Ruslan. Mriya (Мрiя) significa "Sonho" (Inspiração) em ucraniano.

Foi atingido

Segundo informado pelo prefeito de Bucha e pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, no dia 27 de fevereiro de 2022 o único exemplar do Antonov An-225 Mriya foi destruído por um ataque russo no hangar do aeroporto de Hostomel, próximo a Kiev, onde a aeronave estava.  Contudo, a fabricante do avião, Antonov Company, ainda não deu um parecer sobre a condição técnica da aeronave.

Foi no Aeroporto Hostomel

Como resultado do segundo ataque aéreo das tropas russas ao aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kiev, a maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída.

Especificações

- Tipo de aeronave: Cargueiro - Propulsão: 6 Motores ZMKB Progress Lotarev D-18T (com 229,50 kN de propulsão cada) - Número de trens de pouso: 16 - Peso máximo de carga permitido para conseguir decolar: 600 t. - Peso máximo de carga útil (interna ou externa): 300 - 300 t. - Envergadura de asa: 88,4 m - Comprimento: 84 m - Velocidade: 865 km/h - Altura: 18,1 m (excluindo o trem de pouso) - Autonomia de voo com carga máxima: 4.500 km - Autonomia de voo com tanques de combustível cheios: 15.400 km - Tripulação: 6 pessoas. - Zona de carga caberia o equivalente a: 1.500 pessoas

Curiosidades

– Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilômetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilômetros, aproximadamente. – Era o maior avião em operação do mundo. – O único avião a ter maior envergadura de asa que o Antonov An-225 Mriya é o Hughes H-4 Hercules "Spruce Goose". Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve, nunca voou acima dos vinte e um metros (70 pés) e voou somente uma vez, ao passo que o An-225 já executou centenas de voos.

“Este foi o maior avião do mundo, AN-225 Mriya (Sonho, em ucraniano). A Rússia pode ter destruído o Mriya, mas eles nunca vão ser capazes de destruir nosso sonho de um estado Europeu democrátivo, forte e livre. Nós vamos prevalecer”, disse Dmytro Kuleba, ministro ucraniano das  relações exteriores