Carros
Por TechDoido
31/05/2022
Famosas e icônicas no formato de bigodes, as grades dos carros da BMW marcaram época e representam a marca.
O BMW 303 foi o primeiro carro com motor de seis cilindros e o primeiro modelo da marca a ter a famosa grade, que virou marca registrada da BMW. Até hoje, o modelo segue como referência, sendo recriado no BMW 327 e no BMW 328.
O coupé esportivo de quatro lugares deu espaço a uma grade dupla totalmente cromada de altura média, que se encaixa perfeitamente no painel frontal. O formato menor foi possível graças a grade do radiador que tinha ventilação lateral dupla.
O modelo 507 com design de grade dupla foi uma grande novidade para a época. Criado por Albrecht Graf von Goertz, foi o primeiro BMW a apresentar duas grandes entradas de ar posicionadas horizontalmente, que ajudaram a circular ar fresco para o radiador do motor V8 sob o capô plano.
As grades do modelo BMW 1500 eram semelhantes aos do BMW 503. Além de serem mais estreitos do que nos modelos anteriores e colocados entre duas grades horizontais da largura do carro, o arranjo de grades de ar primárias e secundárias criou o design frontal dos modelos centrais da marca até a década de 1980.
O lendário carro esportivo BMW M1 com motor central de 1978 é um caso especial quando se trata do design da grade de rim. O modelo recebeu uma das menores grades já vistas em um BMW.
A chegada da terceira geração do BMW Série 3 apresentou uma grade plana e horizontal, mas não muito larga. Ao contrário das gerações anteriores, as duas metades do conjunto da grade do radiador foram separadas mais uma vez.
Após três gerações, uma nova proposta no modelo BMW Série 3 foi criada: as grades de rim separadas e relativamente largas da Série 3 encontraram as superfícies dos faróis pela primeira vez e não foram separadas das unidades de luz por grades laterais ou da cor da carroceria.
O design frontal do BMW i3 elétrico demonstra como a estética da grade do BMW deixou totalmente para trás sua função técnica original. A grade de rim gêmea plana e relativamente larga aparece aqui com superfícies fechadas e realces em azul, reforçando a inovação e a tecnologia do modelo.
Nesses dois modelos atuais, a grade dupla de rim ganhou um contorno novo e relativamente angular em 2018. Do ponto de vista geométrico, as grades se formam horizontalmente como pentágonos muito largos. Pequenas barras na cor da carroceria conectam as grades na lateral dos faróis.
O design moderno da grade do BMW Série 3 combina superfícies de faróis diretamente conectadas e formato de estrutura pentagonal com novas características, como extensão mais alta do que a borda superior dos faróis e acima do capô.
A grade dupla apresentou uma aparência muito semelhante à de um BMW Série 3, incluindo a curva horizontal para a borda superior. Seu diferencial é que as grades são mais marcantes e imponentes e, portanto, com mais presença e impacto.
A grade do BMW Série 4 Coupé, desenvolvimento mais recente da marca, é caracterizada pelo design individual em grades grandes, verticais e inclinadas para a frente na frente do veículo.