A história de João Carlos Di Genio, fundador da Unip e do Objetivo

Como bem descrito pelo título, João Carlos Di Genio foi o fundador e diretor de um dos maiores grupos de educação do Brasil, o Grupo Objetivo. Além disso, também foi um empresário de muito sucesso.
Publicado em Educação dia 28/09/2022 por Alan Corrêa

Como bem descrito pelo título, João Carlos Di Genio foi o fundador e diretor de um dos maiores grupos de educação do Brasil, o Grupo Objetivo. Além disso, também foi um empresário de muito sucesso.

Suas empresas foram o Centro Educacional Objetivo (Colégio Objetivo, Colégio Objetivo Júnior, Curso Objetivo e Sistema de Ensino Objetivo), as Faculdades Objetivo, a Universidade Paulista (UNIP), as redes de televisão RBI TV, Mega TV, a extinta MIX TV e as rádios Mix FM e Rádio Trianon; também era cuidador do Projeto “Aqui Você Pode e Sua Faculdade”.

Origem e história

Professor João Carlos di Genio em sala de aula em foto sem data — Foto: Cortesia/Unip
Professor João Carlos di Genio em sala de aula em foto sem data — Foto: Cortesia/Unip

João Carlos Di Genio, nasceu no interior de São Paulo, em uma família descendente de italianos. Também filho de Carmine Di Genio e Maria Tozzi, foi um prodígio no ramo da educação desde cedo, iniciando-se como professor de física em um cursinho preparatório em São Paulo, chamado “9 de julho”. Durante esse mesmo período, Di Genio também frequentava o curso universitário de medicina na Universidade de São Paulo (USP). Nesse mesmo tempo, teve como colega de classe, ninguém mais do que o renomado Dr. Drauzio Varella.

Surgimento do “Curso Objetivo”

Professor João Carlos di Genio em oficina de robótica em foto sem data — Foto: Cortesia/Unip
Professor João Carlos di Genio em oficina de robótica em foto sem data — Foto: Cortesia/Unip

Em 1965, João Carlos Di Genio, Drauzio Varella, Roger Patti e Tadasi Itto, fundaram juntos um pequeno curso preparatório de medicina para as faculdades paulistas, localizadas na região central. O curso teve um enorme sucesso nos exames daquele ano pelos estudantes mentorados por eles. Isso fez com que já no ano seguinte, em 1966 o curso fosse um dos mais famosos da cidade.

Surgimento e elaboração da UNIP

A paixão de João Carlos Di Genio pela educação não parou tão cedo, em 1988 fundou, junto com Drauzio Varella, a Universidade Paulista (UNIP). Com certeza considerado um sucesso imensurável, uma vez que essa universidade vem ajudando milhares de alunos e alunas todos os anos a conquistar a tão sonhada graduação ou especialização em qualquer área de interesse.

Presente também na área da comunicação

Na área de comunicação, era dono do Grupo Mix de Comunicação, formado pelas emissoras de TV aberta Mega TV e RBI TV, a emissora de TV fechada Multishop, as extintas MIX TV e TV Jovem Pan, pelas rádios Mix FM e Rádio Trianon e o site de variedades Vírgula.

Perde-se um talento

A história de João Carlos Di Genio é sem dúvida inspiração para qualquer um. Lutou e se empenhou durante toda a vida pela educação do país, e pode-se afirmar tranquilamente que atingiu seu objetivo de ensinar e dar ensino de qualidade a milhares de brasileiros que possuíam o mesmo amor pela educação.

Di Genio era um daqueles que costumam chamar de superdotados, super inteligentes. Realmente possuía QI elevado, e fez uso desse dom concedido por implementar novas ferramentas e tendências ao ensino brasileiro. Contribuiu imensamente para a área da medicina, a qual era grandemente aficionado, tendo inclusive cumprido o objetivo de possuir o ensino superior da área na grade curricular da UNIP.

O país perde um dos grandes sonhadores e apoiadores da educação nacional, mas para sempre ficará o exemplo de luta, bondade, empatia e persistência de João Carlos Di Genio, seja por meio de sua história já escrita, ou por meio das instituições tão belamente estruturadas que continuarão ensinando e formando tantas mais mentes brilhantes pelo Brasil a fora.

*Com informações do Wikipédia, UNIP e G1.