A história do jogo de dinossauro que aparece no Chrome e como jogar quando quiser

A imagem do dinossauro que aparece no navegador Chrome quando você está sem conexão na verdade é um jogo que você pode liberar quando estiver sem internet. Mas qual é a origem desse jogo?

Curiosidades
2 meses atrás
A história do jogo de dinossauro que aparece no Chrome e como jogar quando quiser

Finalmente essa história foi revelada. Google explica que uma das influências da criação desse jogo remete ao Sonic, do Mega Drive. Se você não sabe, está presente desde 2014. Conheça a história.

Um easter eggs muito divertido

No mundo digital existem diversos easter eggs (recursos ocultos) que podem ser ativados em determinados momentos pelos usuários. Um desses é o jogo do dinossauro, que pode ser usado quando não há conexão com a internet.

Isso mesmo, aquele dinossauro que aparece no seu navegador Chrome quando você está sem internet é um jogo, e bem divertido. O protagonista é um Tiranossauro Rex que vai andando num típico endless runner. Enquanto caminha para a direita, o dinossauro precisa saltar os obstáculos, que são representados por cactos no deserto.

Jogo de dinossauro que aparece no Chrome
Jogo de dinossauro que aparece no Chrome

Origem do jogo

De acordo com Sebastien Gabriel, um dos responsáveis pelo jogo, trata-se de “uma brincadeira focada em voltar à era pré-histórica, quando você não tinha Wi-Fi. Os cenários de cactos e do deserto fizeram parte da primeira iteração da página ‘você está off-line’, enquanto o estilo visual é um aceno à nossa tradição de pixel-art nas ilustrações de erro do Google Chrome.”

Mas você vai gostar do que vem a seguir. A brincadeira, na verdade, começou com um projeto interno chamado de Bolan, nome de um vocalista da banda de Rock da década de 70 chamada T-Rex.

O jogo começa com um pulo do protagonista, o Tiranossauro Rex, o que remete ao famoso jogo go Mega Dreive, Sonic, que fez enorme sucesso na década de 90. Se você tem mais de 30 anos vai saber do que estou falando.

Alan Betts, outro membro da equipe de design do Chrome, afirmou que o time pensou em dar ao jogo algum movimento do tipo Sonic ou que o personagem fizesse algum tip ode barulho. “No fim das contas, deixamos a experiência simples como todo bom jogo de corrida: ele corre, se agacha e pula”, continuou.

O jogo foi introduzido pela primeira vez no navegador em setembro de 2014. Como não oferecia o mesmo desempenho em todos os equipamentos, precisou ser reescrito em dezembro do mesmo ano. Depois disso, virou febre entre os navegantes.

Jogo de dinossauro que aparece no Chrome
Jogo de dinossauro que aparece no Chrome

Grande sucesso entre brasileiros

Claro que o Brasil é um dos países onde o jogo é mais usado. Podemos atribuir isso a diversos fatores. Um deles é que a internet no Brasil, de uma forma geral, não é tão boa quanto em países mais desenvolvidos. Com isso, os usuários passam boa parte do tempo off-line.

Mas não é apenas esse o motivo. Além de muito divertido, o jogo é uma excelente forma de procrastinar, coisa que o brasileiro adora fazer. Se você acha que estamos exagerando, abra o Chrome e digite chrome://dino na barra de endereço e quando o nosso amigo T-Rex aparecer aperte a seta para cima. Depois volta aqui e me conta.

Como o jogo termina

Essa pergunta vai te deixar inquieto. O jogo não tem fim, ou melhor, não tem como chegar ao fim humanamente falando. Você precisaria jogar ininterruptamente por 17 milhões de anos para finalizar o jogo.

Então relaxa, jogue por diversão e não por competição. Procrastine um pouco de forma saudável. Conforme-se com esse fato, jogue um pouco e volte a ter uma vida feliz e despreocupada.

Dino Run em breve no Android

Se você é um dos fãs do jogo do dinossauro, com certeza vai gostar de saber que em breve o Android terá um widget para do jogo na tela inicial do dispositivo, estando conectado à internet ou não. Esse mesmo widget já existe no iOS.

Jogo de dinossauro que aparece no Chrome
Jogo de dinossauro que aparece no Chrome

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?