A inteligência artificial do Google será grandiosa no futuro

Se você é um daqueles que não acredita na possibilidade da Inteligência Artificial, saiba que ela é uma realidade inevitável, e assustadora. Segundo Mo Gawdat, ex-líder da “X”, (divisão Alphabet, dona do Google) voltada para tecnologias de longuíssimo prazo, suas previsões pessimistas da ficção estão certas. Mas o que são essas previsões “apocalípticas” que colocaram tanto medo no ex-Google? Quais realmente serão os perigos que a Inteligência Artificial no seu estágio mais avançado? Obras literárias e cinema muito representaram sobre o tema, mas o que realmente está acontecendo?
Publicado em Ciência dia 12/10/2021 por Alan Corrêa

Se você é um daqueles que não acredita na possibilidade da Inteligência Artificial, saiba que ela é uma realidade inevitável, e assustadora. Segundo Mo Gawdat, ex-líder da “X”, (divisão Alphabet, dona do Google) voltada para tecnologias de longuíssimo prazo, suas previsões pessimistas da ficção estão certas.

Mas o que são essas previsões “apocalípticas” que colocaram tanto medo no ex-Google? Quais realmente serão os perigos que a Inteligência Artificial no seu estágio mais avançado? Obras literárias e cinema muito representaram sobre o tema, mas o que realmente está acontecendo?

Inteligência Artificial pode ser um perigo no futuro

Vimos diversas vezes nos filmes de Hollywood a Inteligência Artificial se revoltar contra seu criador e tentar dominar o poder ao seu redor. Será que isso seria possível na vida real, ou não passa de uma ficção dos cinemas?

Segundo Mo Gawdat, ex-líder da “X”, (divisão Alphabet, dona do Google), isso pode vir a se transformar em realidade. O ex-Google, como é conhecido o pesquisador, abandonou o trabalho da Inteligência Artificial quando percebeu que ela iria “destruir o mundo”.

Como será a inteligência artificial do Google no futuro?
Como será a inteligência artificial do Google no futuro?

O que é a Inteligência Artificial para Mo Gawdat?

Mas porque Mo Gawdat tem uma opinião tão avessa ao desenvolvimento daquilo que todo mundo pensa ser o futuro feliz? O ex-executivo tornou-se palestrante e escritor, e foi autor do best-seller “A fórmula da felicidade”, e afirma que estão tentando criar um Deus.

Foi isso que Mo Gawdat afirmou em recente entrevista ao jornal britânico The Times, dizendo que os pesquisadores “estão criando Deus” e que a “singularidade está chegando”, ou seja, segundo ele as tecnologias estão cada vez mais perto de superar a inteligência humana.

Como será a inteligência artificial do Google no futuro?
Como será a inteligência artificial do Google no futuro?

Porque uma visão tão pessimista? Quais são os riscos reais?

Gawdat afirma que a mudança de perspectiva no que toca à Inteligência Artificial aconteceu quando ele ainda trabalhava como pesquisador e desenvolvedor no Google “X”, (divisão Alphabet, dona do Google).

O grupo de pesquisadores criou um braço robótico capaz de encontrar e pegar uma pequena bola. Após um período de progressão, um dos robôs apanhou a bola e pareceu entregá-la num gesto exibicionista aos seus criadores.

Você pode imaginar que sensação estranha devem ter sentido os espectadores desta cena? “E, de repente, percebi que isso é realmente assustador. Isso me congelou completamente.” Esse foi a declaração de Mo Gawdat.

Como será a inteligência artificial do Google no futuro?
Como será a inteligência artificial do Google no futuro?

O que esperar para o futuro?

Isso que ficou relatado acima pode parecer supérfluo, pode até parecer um exagero de Mo Gawdat. No entanto, num futuro não muito distante isso pode ser bem mais sensível do que parece num primeiro momento.

O ex-pesquisador explica que a Inteligência Artificial Geral (AIG), uma espécie de IA onipotente e senciente será capaz de ter sensações e sentimentos de forma consciente. O que acontecerá depois que esta IA for criada?

Como será a inteligência artificial do Google no futuro?
Como será a inteligência artificial do Google no futuro?

Mo Gawdat não é o único a ter medo

Você ainda pode estar tentado a pensar que isso é exagero. Se é ou não, difícil saber. O fato é que Gawdat não é o único a temer a evolução das inteligências artificiais. Elon Musk, o bilionário líder da Tesla e da SpaceX, também já se pronunciou no mesmo sentido.

Podemos ainda apontar para algumas outras questões sensíveis, com os algoritmos racistas, reconhecimento facial e policiamento preditivo que já são um problema nos dias de hoje.