A técnica que promete te ajudar a dormir rapidamente

Um dos temas mais pesquisados na internet são técnicas de sono, mesmo porque mais de 3/4 dos brasileiros tem dificuldades com insônia de acordo com Unifesp.

Saúde
Publicado em 24/03/2022 por Alan Corrêa
A técnica que promete te ajudar a dormir rapidamente

Se você está dentro desta estatística e sofre com problema na hora de deitar, saiba que existe uma técnica antiga militar desenvolvida pela Marinha dos EUA para dormir em apenas 2 minutos.

A polêmica do método de dormir instantâneo

Você conhece a técnica para dormir rápido desenvolvida no exército americano?
Você conhece a técnica para dormir rápido desenvolvida no exército americano?

As invenções que aparecem na internet sobre como evitar a insônia não tem limite: tomar banho quente, evitar alimentos pesados, contar carneirinhos, entre muitas outras.

Contudo, um método inventado há quase 40 para ajudar os militares durante o combate a aproveitarem os breves intervalos para relaxar e dormir, recuperando assim a energia, tem chamado a atenção na internet e gerado muito polêmica.

O método de sono instantâneo foi revelado por Lloyd Bud Winter no livro “Relax and Win: Championship Performance” em 1981, sendo utilizado pelas forças armadas da Escola Preparatória de Voo da Marinha.

A técnica de fato é eficaz e está acessível a todos, embora exija treinamento constante durante meses e não ainda não há comprovação científica dos resultados.

De acordo com Winter, 96% dos militares conseguiram utilizar da técnica para dormir em até 2 minutos após um treinamento de seis semanas.

O segredo destes pilotos acabou voltando à tona quando recentemente a americana Sharon Ackman publicou um artigo sobre o método na página da internet Medium.

Preliminares

Pegar no sono nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para os 73 milhões de brasileiros - ou 35% da população - que têm problemas para dormir, segundo a Associação Brasileira do Sono.
Pegar no sono nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para os 73 milhões de brasileiros – ou 35% da população – que têm problemas para dormir, segundo a Associação Brasileira do Sono.

Se você não consegue encontrar uma posição para dormir saiba que os militares faziam o treinamento para pegar no sono sentados em cadeiras.

Não importa se esteja dia, em lugares turbulentos ou sob efeito de estimulantes como pó de guaraná ou cafeína. Lembre-se o método foi criado para pilotos que se preparavam para a guerra.

É importante evitar que a mente fique povoada de pensamentos, ou seja, não tente ficar analisando o método. Apenas relaxa e esvazie a mente.

Como este problema da mente a mil por hora acaba sendo uma das principais queixa de quem tem insônia, a recomendação é mentalizar constantemente a frase: “não pense, não pense, não pense”.

O método de dormir por etapas

Para começar, sente-se na beirada da cama e desligue o celular --a única luz que pode estar acesa nesse momento é a do abajur
Para começar, sente-se na beirada da cama e desligue o celular –a única luz que pode estar acesa nesse momento é a do abajur

  • O primeiro passo é sentar na extremidade da cama, em um ambiente onde haja apenas um ponto de luz agradável e silencioso.
  • Comece a distender os músculos da face, incluindo a região ao redor dos olhos, mandíbula e inclusive a língua.
  • O relaxamento muscular, particularmente da região ocular, é um indicativo para seu cérebro que chegou a hora de descansar.
  • À medida que sentir sua face completamente distendida, deixe a força da gravidade pender naturalmente seus ombros para baixo, soltando por etapas os braços também.
  • Concomitante a este processo de relaxamento é preciso inspirar e expirar profundamente, acompanhando o som da respiração.
  • Passe a distender a região do peito, a cada respiração, bem como os músculos da coxa e a parte inferior das pernas.
  • Contando até 10 deixe sua mente entrar em profunda quietude, livre de pensamentos, ao mesmo tempo em que seu corpo vai ficando leve e flácido.

Em seguida, componha em sua mente um dos dois cenários a seguir para mergulhar em profunda meditação:

  • Imagine um céu azul claro não havendo mais nada do que você deitado em uma canoa em águas calmas.
  • Imagine um quarto sem nenhuma luz e você levemente balançando em uma rede de veludo.

Basta agora apagar a luz e deitar para conseguir dormir rapidamente.

Imagine-se em uma dessas duas situações: a primeira é deitar numa canoa num lago e olhar o azul do céu; a segunda é se imaginar em uma rede que balança lentamente.
Imagine-se em uma dessas duas situações: a primeira é deitar numa canoa num lago e olhar o azul do céu; a segunda é se imaginar em uma rede que balança lentamente.

*Com informações da Revista Super, Uol e Bradesco Seguros.

Techdoido

Techdoido é um canal de jornalismo independente com a missão de levar informação sobre tecnologia, redes sociais, aplicativos e muito mais com diversidade de opiniões para você tomar a melhor decisão. A tecnologia faz parte da nossa vida.