Um dos temas mais pesquisados na internet são técnicas de sono, mesmo porque mais de 3/4 dos brasileiros tem dificuldades com insônia de acordo com Unifesp.
Se você está dentro desta estatística e sofre com problema na hora de deitar, saiba que existe uma técnica antiga militar desenvolvida pela Marinha dos EUA para dormir em apenas 2 minutos.
As invenções que aparecem na internet sobre como evitar a insônia não tem limite: tomar banho quente, evitar alimentos pesados, contar carneirinhos, entre muitas outras.
Contudo, um método inventado há quase 40 para ajudar os militares durante o combate a aproveitarem os breves intervalos para relaxar e dormir, recuperando assim a energia, tem chamado a atenção na internet e gerado muito polêmica.
O método de sono instantâneo foi revelado por Lloyd Bud Winter no livro “Relax and Win: Championship Performance” em 1981, sendo utilizado pelas forças armadas da Escola Preparatória de Voo da Marinha.
A técnica de fato é eficaz e está acessível a todos, embora exija treinamento constante durante meses e não ainda não há comprovação científica dos resultados.
De acordo com Winter, 96% dos militares conseguiram utilizar da técnica para dormir em até 2 minutos após um treinamento de seis semanas.
O segredo destes pilotos acabou voltando à tona quando recentemente a americana Sharon Ackman publicou um artigo sobre o método na página da internet Medium.
Se você não consegue encontrar uma posição para dormir saiba que os militares faziam o treinamento para pegar no sono sentados em cadeiras.
Não importa se esteja dia, em lugares turbulentos ou sob efeito de estimulantes como pó de guaraná ou cafeína. Lembre-se o método foi criado para pilotos que se preparavam para a guerra.
É importante evitar que a mente fique povoada de pensamentos, ou seja, não tente ficar analisando o método. Apenas relaxa e esvazie a mente.
Como este problema da mente a mil por hora acaba sendo uma das principais queixa de quem tem insônia, a recomendação é mentalizar constantemente a frase: “não pense, não pense, não pense”.
Em seguida, componha em sua mente um dos dois cenários a seguir para mergulhar em profunda meditação:
Basta agora apagar a luz e deitar para conseguir dormir rapidamente.
*Com informações da Revista Super, Uol e Bradesco Seguros.