Aço livre de CO2 é promessa de futuro sustentável para indústria

Estamos vivendo tempos em que toda e qualquer ajuda feita ao meio ambiente é importante, os movimentos ambientais mundiais têm se dedicado junto aos governos no sentido de regulamentar ao máximo toda a questão das emissões de poluentes.

Veículos
7 dias atrás
Aço livre de CO2 é promessa de futuro sustentável para indústria

Mas a Mercedes-Benz está um passo a frente, e utilizará o “aço verde” em seus veículos a partir de 2025. Trata-se de aço livre de CO2, produzido em parceria com a startup sueca H2GS.

Primeira fabricante a usar aço livre de CO2

A Mercedes-Benz será a primeira fabricante de automóveis a usar aço livre de CO2, ou “aço verde” como está sendo chamado. Sua utilização começará a partir de 2025 e contará com a parceria da empresa sueca H2GS.

Esse projeto está seguindo os passos dos movimentos ambientais que pretendem eliminar, tanto quanto possível, as emissões de poluentes, especialmente o CO2, que tem sido uma pauta importante para os governos, particularmente na Europa.

Aço livre de CO2 é promessa de futuro
Aço livre de CO2 é promessa de futuro

Participação acionária da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz de tal modo “abraçou” a causa ambiental que no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, adquiriu participação acionária da startup sueca H2 Green Steel, com intuito de iniciar a produção de aço livre de CO2, componente que será utilizado nos seus veículos a partir de 2025.

A fabricante, de fama mundial, está trabalhando junto com seus fornecedores de aço para reformular sua cadeia de suprimentos, concentrando os esforços no sentido de prevenir e reduzir as emissões de CO2.

Parceria rumo à neutralidade de CO2

Essa parceria firmada entre a Mercedes-Benz e a H2 Green Steel é mais um passo que a empresa dá em direção à neutralidade de CO2, que faz parte do seu projeto Ambition 2039.

Esse projeto tem com objetivo principal produzir uma frota de veículos 100% livre de emissão de CO2 em todo o processo de produção e utilização, como exige a nova legislação da União Europeia, só que 11 anos antes do prazo estipulado.

Aço livre de CO2 é promessa de futuro
Aço livre de CO2 é promessa de futuro

Como é a tecnologia de fabricação do aço livre de CO2?

O aço produzido num forno “alto” como hoje temos disponível emite em média 2 toneladas de CO2 por 1 tonelada de aço. É algo realmente absurdo se formos pensar em termos de Meio Ambiente.

Por isso, um processo que consiga fazer essa produção com zero emissão de CO2 é tão inovador. O novo processo utiliza hidrogênio e eletricidade, que são consideradas energia 100% limpa e renovável, diferente do carvão convencional utilizado atualmente.

“O hidrogênio atua como gás redutor, que libera e liga o oxigênio do minério de ferro. Ao contrário do carvão coqueificável, ele não produz CO2, apenas água. O fornecedor usa eletricidade de fontes 100% renováveis para as necessidades de energia geradas no processo de fabricação”.

Rumo a um padrão certificável

Mas a Mercedes-Benz não se satisfez de desenvolver e por em prática essa nova tecnologia de zero emissão de CO2 na produção do aço. A fabricante está ativamente envolvida no desenvolvimento de um “padrão de sustentabilidade certificável” para toda a indústria do aço.

Esse movimento tem tomado uma grande dimensão e cerca de 85% dos fornecedores de aço da Mercedes-Benz já estão dispostos a aderir ao novo projeto. Esses fornecedores já assinaram a Ambition Letter, o que implica em aceitar fornecer produtos livres de CO2 num futuro breve.

Aço livre de CO2 é promessa de futuro
Aço livre de CO2 é promessa de futuro

O que sabemos sobre a H2 Green Steel?

A H2 Green Steel (H2GS) é uma startup sueca que foi fundada em 2020. Seu principal objetivo é de construir uma instalação de produção de aço livre de fósseis em grande escala no norte da Suécia.

A startup pretende produzir 5 milhões de toneladas de aço livre de CO2 até 2030. Com isso, dará uma contribuição significativa para a descarbonização da indústria siderúrgica europeia, um dos maiores emissores de dióxido de carbono do mundo.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?