Enquanto o ocidente já comemorou a chegada do ano novo, a China comemora hoje sua data importante, a chegada do Ano do Tigre.
As celebrações são referências à data de comemoração do ano-novo adotada por diversos países da Ásia, lembrando que o calendário chinês é lunissolar e leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol.
Como o dragão é um símbolo chinês de poder e boa fortuna, muitas áreas do país celebram o ano novo com a dança do dragão, em que um longo boneco de dragão, formado por uma fila de pessoas, desfila pelas ruas como um dos destaques da festa.
“O ano novo é a mais tradicional festa da cultura chinesa, aquele momento em que as famílias se reúnem e em que há movimentação de milhões de pessoas que retornam das cidades onde trabalham para comemorar as festas com a família”, explicou Luís Antonio Paulino, professor da Unesp e diretor do instituto. “O ano novo chinês representa o calendário agrícola ou lunar, então ele sempre cai entre os dias 20 de janeiro e 20 de fevereiro”, acrescentou.
Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa. O ano de 2022 será marcado como sendo o Ano do Tigre.
Segundo a tradição local, aqueles nascidos no Ano do Tigre são corajosos, competitivos e fortes.
O Tigre de Água Yang é o animal regente de 2022, que inicia no dia 03 de fevereiro, de acordo com o calendário solar que é utilizado pelo Feng Shui e pela Astrologia Chinesa Ba Zi. Já pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês começa em 1 de fevereiro.
Em cantonês, a principal língua falada no sul da China e em Hong Kong, a mensagem de ano novo é “Gong Hei Fat Choy” (恭喜發財), que significa “desejo-lhe prosperidade”. Em mandarim, a principal língua da China, as pessoas dizem “Xin Nian Kuai Le” (新年快乐), que significa simplesmente “feliz ano novo”.
*Com informações da Prefeitura de Recife, Agência Brasil e BBC.