App permite ter CRLV e CNH digital no celular

Já a CNH digital, que foi lançada em outubro de 2017, possui, atualmente, mais de 418 mil usuários em todo o país. Nos meses de agosto e setembro, houve um crescimento nacional de cerca de 30% na utilização do documento eletrônico. São Paulo lidera o ranking com o maior número de motoristas, com cerca de 76 mil cadastrados, seguido pelo Rio Grande do Sul e Goiás, com respectivamente 71 mil e 39 mil motoristas. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Publicado em Apps dia 5/06/2021 por Alan Corrêa

Andar com aquele monte de documentos nem sempre é fácil, a gente até esquece, uma boa opção para a Carteira Nacional de Habilitação é o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, a CNH digital.

A Carteira Digital de Trânsito – CDT é o app oficial do Denatran que reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no seu celular, com segurança e com o mesmo valor legal dos documentos impressos.

Baixar CNH digital no celular

No app “CDT – Carteira Nacional de Habilitação” (conheça o app para Android) o usuário pode adicionar qualquer um dos dois documentos eletrônicos. Quem já instalou o aplicativo da CNH Digital não precisa realizar o download da CDT. O aplicativo será atualizado de forma automática, desde que essa opção de atualização esteja selecionada nas configurações do dispositivo móvel.

Para utilizar o CRLV digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e seguir o passo a passo mostrado no app.

Após instalar o app você terá os seguintes serviços: CNH Digital, CRLV Digital, compartilhamento do CRLV com outros usuários do veículo, controle e gerenciamento das infrações de trânsito, desconto de até 40% no pagamento das multas, aviso de recall para o seu veículo, indicação do condutor principal do veículo, documentos digitais de registro e licenciamento do veículo.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. É muito importante ter a CNH em mãos no celular, pois ele vale como o documento físico.

Proporcionalmente, Goiás tem o maior número de usuários, com 4,2% das CNHs com QR Code do estado utilizadas também em sua versão digital.

Para ter acesso aos dados do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), basta seguir estes passos:

Na página do Denatran, existe uma seção de perguntas e respostas. Uma das dúvidas é o que acontece se o celular for roubado. “Basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatran. Pelo portal também, é possível habilitar o novo aparelho para o qual se queira transferir o serviço da CNH Digital.

De qualquer forma, mesmo sem bloqueio, a pessoa que pegou o celular não vai ter acesso à CNH Digital. Isso porque o aplicativo só mostra o documento se o usuário digitar a senha de quatro números que foi criada pelo motorista.”

Documento do Carro 100% Digital

O documento do carro sempre foi emitido em papel especial, sujeito à perda, ao roubo, à deterioração e, claro, ao esquecimento: quantas vezes uma pessoa pegou a chave de um veículo mas não seu documento, correndo o risco de ser multada somente por não portar esse papel?

Agora, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é completamente digital. Não é mais preciso ir até o Departamento de Trânsito para emiti-lo e o documento pode estar sempre no celular, valendo mesmo na falta de internet.

Essa facilidade é possível usando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para o Denatran e disponível para celulares com sistemas Android ou iOS. As novas regras atendem à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019 sobre a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e), em substituição ao CRLV em meio físico.

O CRLV digital conta com a tecnologia Vio para garantir sua autenticidade. A segurança dos dados é garantida pelo alto poder de compactação, não só de textos, mas também de imagens, que são criptografados em QR Code.

Diferentemente de soluções similares, o Vio permite que a autoridade com poder de autuação, por exemplo, o guarda de trânsito, utilize um leitor de QR Code para verificar o documento que o motorista está mostrando, mesmo em locais onde não há rede de internet. A tecnologia Vio foi desenvolvida pelo Serpro e é utilizado no CRLV, na CNH e pode ser aplicada em outros documentos que necessitem de checagem.

Como não será mais emitido em papel especial verde, o documento será impresso em papel comum, validado por um QR Code específico. “A utilização da tecnologia presente no QRCode VIO garante a integridade e autenticidade do documento de licenciamento veicular” esclarece o diretor do Serpro, André de Cesero. Segundo ele, o novo documento impresso em papel comum, na residência do cidadão ou por meio do Portal de Serviços do Denatran é mais seguro do que a versão impressa em papel moeda. “Outra vantagem é a possibilidade de impressão a qualquer momento com uma possível emissão de segunda via” completa.

O CRLV digital já está disponível no aplicativo desenvolvido pelo Serpro, em parceria com o Denatran, Carteira Digital de Trânsito (CDT) juntamente com a CNH Digital. A atualização já traz o novo formato do formulário CRLV-e, que passa a ser branco, e a opção de impressão em tamanho A4.

Serviços do CDT

O app é repleto de informações, entre os principais motivos para você tê-lo no celular está:

O que é a Carteira Digital de Trânsito? É um aplicativo que agrega documentos digitais do cidadão brasileiro. Atualmente os documentos disponíveis são: CNH Digital e CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

*Com informações do Carro.Blog.Br, Bagarai, Serpro e Detran.