Muitas novidades estão para chegar no WhatsApp, tem o recurso de múltiplos dispositivos, mensagens que desaparecem, função “View Once”, reels e backup com senha.
Até agosto deste ano o WhatsApp vai funcionar em até quatro dispositivos simultaneamente, mesmo que o principal deles não esteja conectado à internet. O recurso já está em fase de testes há algum tempo, e chega primeiro para usuários da versão beta.
No dia 02/06, em uma conversa com o site WABetaInfo, especializado só em notícias sobre WhatsApp, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, relata: “Tem sido um grande desafio técnico manter todas as suas mensagens e conteúdo propriamente sincronizados entre os dispositivos, mesmo quando a bateria do celular acaba, mas já resolvemos isso e estamos ansiosos para lançamento em breve”.
O recurso também foi confirmado por Will Cathcart, presidente do WhatsApp.
As mensagens trocadas em contas vinculadas a múltiplos dispositivos ainda contarão com criptografia de ponta a ponta.
O WhatsApp para iPad, que ainda está em desenvolvimento, também deve ter suporte à função. Contudo, nenhuma data foi divulgada.
Outras novas funções são ‘Modo sumiço’ e “View Once” (Ver uma vez). O recurso permitiria que o vídeo ou foto fosse visualizado uma única vez, sendo excluído logo em seguida. Vale ressaltar que isso não impediria que o destinatário eternizasse o conteúdo com uma captura de tela ou uma gravação.
“Nós já lançamos a funcionalidade que permite fazer as mensagens desaparecem em qualquer conversa. Estamos prestes a lançar o “modo de desaparecimento”, que ativa o desaparecimento das mensagens em todas as suas conversas, de maneira que sua experiência no WhatsApp basicamente se torna efêmera”, escreveu Zuckerberg ao WABetaInfo. “Tudo isso torna as mensagens do WhatsApp ainda mais privadas e seguras”, acrescentou.
Também é possível que seja lançado um Reels no WhatsApp, igual a usada no Instagram para produção de vídeos curtos. O intuito é que as pessoas possam assistir aos vídeos curtos dentro do aplicativo, sem precisar abrir um link externo.
E por fim o backup com senha, onde os dados de restauração do backup só poderá ser acessados usando o código. Essa função foi planejada pela empresa por questão de segurança, pois, quando se faz um backup na nuvem das informações armazenadas no aplicativo (no Google Drive, para quem usa Android, e no iCloud, para donos de dispositivos Apple), os arquivos não recebem a proteção por criptografia de ponta a ponta.
Tais recursos ainda não tiveram data de lançamento divulgada e, segundo o WhatsApp, estão em desenvolvimento.
“À medida que mais empresas passam a usar o WhatsApp, estamos melhorando a maneira como elas podem se comunicar com seus clientes. Por exemplo, muitas vezes as empresas só podiam enviar notificações dentro da janela de atendimento de 24 horas, o que dificultava a comunicação com os clientes fora desse período. Agora vamos oferecer mais tipos de mensagens que as empresas podem enviar, como para informar aos clientes quando um produto está disponível novamente. Além disso, vimos como as atualizações periódicas enviadas pelas autoridades sanitárias sobre o enfrentamento da pandemia têm sido úteis e queremos disponibilizar esse serviço para mais tipos de conversas”, diz nota divulgada pela empresa.