As ruas do futuro poderão carregar veículos elétricos

Você já imaginou como serão as estradas no futuro? Depois da invenção dos carros movidos à eletricidade recarregável, basta agora a invenção de ruas que contribuam para o funcionamento dos mesmos. Por este motivo, a empresa A35 BreBeMi, em colaboração Stellantis e outros parceiros, desenvolveram o Circuito “Arena of the Future”.
Publicado em Ciência dia 21/06/2022 por Alan Corrêa

Você já imaginou como serão as estradas no futuro? Depois da invenção dos carros movidos à eletricidade recarregável, basta agora a invenção de ruas que contribuam para o funcionamento dos mesmos.

Por este motivo, a empresa A35 BreBeMi, em colaboração Stellantis e outros parceiros, desenvolveram o Circuito “Arena of the Future”.

O trecho construído visa colaborar com o carregamento elétrico por indução dinâmica para carros elétricos.

Qual a finalidade do projeto?

Arena of the Future
Arena of the Future

O projeto-piloto da Stellantis, conhecida como a quarta maior fabricante de veículos do planeta, juntamente com a coordenação da autoestrada A35 BreBeMi, objetiva a liberdade de mobilidade para todos.

As empresas também visam alcançar um tempo de vida útil mais longo às baterias, permitindo uma maior eficiência energética.

Depois de meses de testes, em 2022 a “Arena of the Future” comprovou sua utilidade e capacidade de utilizar a tecnologia DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer), ou seja, a possibilidade de carregar um EV (Electric Vehicle) sem fios, apenas por atrito através do solo.

A tecnologia DWPT foi elaborada para atender às demandas do mundo urbano e tecnológico, mas ainda sim, colaborar com as necessidades ambientais, prezando pela descarbonização e sustentabilidade. Além disso, a não utilização de fios ou cabos expostos proporciona um ambiente seguro aos pedestres. Sendo assim, o projeto pode ser aplicado em diversas regiões, como postos, parques de estacionamento, aeroportos e etc.

"Arena of the Future" Demonstra Capacidade da Tecnologia de Carregamento por Indução para Veículos Elétricos
“Arena of the Future” Demonstra Capacidade da Tecnologia de Carregamento por Indução para Veículos Elétricos

De acordo com Anne-Lise Richard, Head da e-Mobility Business Unit da empresa Stellantis, “Trabalhando com este incrível grupo de parceiros, provamos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado”.

O teste realizado na Arena contou com um BEV como o novo Fiat 500e, onde o mesmo pôde percorrer a estrada normalmente sem consumir a energia já armazenada em sua bateria. Uma das maiores vantagens deste projeto é sua eficiência e agilidade, já que os veículos não precisarão parar para serem recarregados.

Como essa tecnologia funciona?

A DWPT é um sistema de bobinas posicionadas abaixo do asfalto que transfere toda a energia necessária para carregar um automóvel através do contato. Essa tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um receptor especial, responsável por transferir a energia da infraestrutura da estrada diretamente para o seu motor.

O circuito “Arena of the Future” é sustentado por corrente contínua (CC), que oferece vantagens como redução das perdas de potência no processo de fornecimento de energia e uma garantia de integração direta com fontes de energia renováveis, sem a necessidade de converter CC em CA.

Além de permitir a utilização de condutores mais finos do que a distribuição da corrente CA. Também foram utilizados cabos de alumínio, que além de serem metade do custo dos cabos de cobre, são mais leves e mais fáceis de reciclar. De acordo com os elaboradores do projeto, a eficiência do processo de distribuição de energia pelo asfalto pode ser comparada à eficiência dos postos de carregamento rápidos.

*Com informações da Stellantis.