Depois que o bilionário Elon Musk comprou o Twitter muita gente está insatisfeita com a rede social, muitas desses usuários descobriram o Mastodon, a rede social com código aberto no GitHub que promete não estar a venda.
Lançado em 5 de outubro de 2016 a rede Mastodon amadureceu muito com o tempo, mas até então não tinha chamado a atenção do grande público, principalmente dos brasileiros. Agora vem ganhando milhares de usuários.
“A melhor maneira de começar com o Mastodon é através dos nossos aplicativos oficiais para iOS e Android, mas muitos aplicativos de terceiros também estão disponíveis abaixo”, diz o site do app.
O download do aplicativo para celulares é gratuito, tanto para Android, quanto iOS.
A rede anunciou ter recebido mais de 1 milhão de novos usuários, chegando a 1,6 milhão de usuários ativos desde 27.out.2022 – coincidindo com a finalização da compra do Twitter pelo controverso bilionário Elon Musk.
Vale lembrar que apesar de ter vários servidores, o Mastodon permite seguir e interagir com pessoas registradas em servidores diferentes. Bem como, é possível migrar para outros servers após o cadastro.
Mastodon é uma rede social federada, distribuída, que faz parte do Fediverso, uma rede descentralizada e interligada de servidores operados de maneira independente.
O Mastodon tem recursos de microblogging semelhantes ao Twitter. Cada usuário é um membro de um determinado servidor Mastodon, conhecido como uma “instância” do software, mas pode se conectar e se comunicar com outros usuários em outras instâncias também. Usuários postam mensagens curtas chamadas “toots” que outros usuários podem ver, dependendo das configurações ajustáveis de privacidade do usuário e da sua instância em particular. O mascote do Mastodon Proboscidean marrom ou cinza, por vezes, representado usando um tablet ou smartphone.
O software procura distinguir-se do Twitter por ser voltado para pequenas comunidades independentes e, portanto, baseado em comunidade, em vez de cima para baixo, com a moderação e a operação de serviço através de colaboração, mas não diretamente dependente uns dos outros. Como o Twitter, o Mastodon suporta mensagens diretas, privadas entre os usuários, mas ao contrário de “tweets” postados no Twitter, os “toots” do Mastodon podem ser privado para um grupo de usuários, privadas para os seguidores do usuário, pública porém não sendo anunciada em timelines públicas ou pública anunciada em timelines públicas através da rede de instâncias conectadas ao usuário.
Mastodon é escrito como código aberto, e é uma aplicação web federada de microblogging. Sua tecnologia do lado do servidor é Ruby on Rails, e o seu front-end é escrito em JavaScript (React.js e Redux). O serviço é interoperável com a rede social federada GNU social e outras plataformas OStatus. Desde a versão 1.6, ele também é compatível com ActivityPub, e portanto pode se comunicar com softwares como Pleroma, Funkwhale e PeerTube.
Apps (mobile, desktop ou clientes web alternativos) interagindo com a API do Mastodon estão disponíveis para uma variedade de sistemas, incluindo Android e iOS.