O software WinRAR é uma excelente ferramenta para você que precisa compactar arquivos nos três principais sistemas operacionais que temos hoje, Windows, MacOS e Linux. Ele também tem uma versão para Android.
O WinRAR é utilizado por mais de 500 milhões de pessoas, e sua principal característica é a possibilidade de reduzir o espaço que um arquivo ocupa no disco rígido de seu computador.
O software compacta arquivos de computador, e já está no mercado desde 2004, o que mostra seu sucesso entre os usuários, que atualmente já ultrapassa a cifra de 500 milhões espalhados ao redor do globo.
O WinRAR é uma ferramenta poderosa de extração de arquivos e pode abrir quase todos os formatos de arquivo comprimido mais populares.
No site oficial do WinRAR é possível baixar o programa para testar gratuitamente, por lá você também tem a opção de comprar a licença do software.
O aplicativo está disponível em diversas linguagens, incluindo em português brasileiro, espanhol e inglês. Além disso, você pode encontrar versões para as principais plataformas: Windows, Android, Mac e linux.
Na verdade, os primórdios do WinRAR (Windows Roshal ARchive) começaram em 1993 com as linhas de comando RAR e UnRAR. Em 1995 já se começou a utilizar uma primeira versão do WinRAR como o conhecemos hoje no Windows 3.1x de 16-bit.
O WinRAR tem como principal objetivo compactar arquivos no seu computador, permitindo que você tenha mais espaço em seu disco e, consequentemente, consiga armazenar mais dados num mesmo espaço.
Mas também serve para você compactar arquivos que deseja enviar para outras pessoas, seja por e-mail ou por WhatsApp. Além do arquivo ficar menor, também ajuda o sistema não bloquear o conteúdo como Spam.
Assim, você pode compactar fotos, textos e vídeos, e até mesmo instaladores de programas ou jogos, para enviá-los de forma mais rápida para seus amigos e familiares.
O WinRAR tem uma versão básica gratuita sim, e ainda conta com uma versão de teste que pode ser utilizada por um tempo. Depois disso, você precisará pagar pela versão Pro. As versões estão disponíveis tanto para o Windows 32 bits quanto o 64 bits.
O software tem seus menus traduzidos para o português, o que facilita bastante seu uso. Mas os ícones ilustrativos também são bastante intuitivos e você não terá dificuldade em aprender usar o WinRAR.
O WinRAR é perfeito para compactar arquivos nos formatos RAR e ZIP. O espaço que é reduzido depende muito do tipo de arquivo que você está compactando. Por exemplo, uma foto compactada reduz seu tamanho original muito mais do que um texto, que por si só já é bem menor.
Interessante você saber também que é possível compactar vários arquivos de uma só vez, criando uma pasta nova com todos os arquivos selecionados para a compactação. Isso pode facilitar bastante a organização dos seus arquivos, sem falar que vai ser muito mais rápido do que fazer arquivo por arquivo.
O software é muito rápido. Ele utiliza todos os recursos do computador, especialmente os núcleos do processador, para realizar a tarefa, tanto para comprimir os arquivos quanto para os extrair.
Você só precisa ficar atento para um detalhe importante. Ao descompactar um arquivo, o WinRAR na verdade vai gerar uma cópia descompactada do arquivo que está compactado.
Ou seja, você deve apagar o arquivo depois de utilizá-lo, ou apagar o arquivo compactado caso ele não tenha mais interesse para você. Do contrário, vai estar armazenando duas cópias do arquivo sem necessidade.
Outra grande vantagem do WinRAR é que você pode proteger seus arquivos com senha. Ao compactar o arquivo que deseja manter confidencial clique na aba “Avançado” e depois em “Configurar senha”.
Quando você ou qualquer outra pessoa for descompactar o arquivo a senha colocada no momento da compactação será solicitada. Só com ela será possível ter acesso ao arquivo descompactado.
Vale ressaltar que a criptografia AES 128-bits, que o WinRAR utiliza, é uma das mais seguras até hoje.
O WinRAR trabalha com os formatos RAR e ZIP, principalmente. Mas também consegue dar suporte para diversos outros formatos, mesmo que apenas para a extração de arquivos, e não a edição ou adição dos mesmos.
Os principais formatos que o WinRAR dá suporte são: