Burj Khalifa é o prédio mais alto do mundo

No ano de 2004 começou o desafio de se construir o prédio mais alto do mundo, para isso teria que superar os 508m do edifício Taipei 101 em Taiwan. Para projetar o edifício, o escritório de arquitetura contratado foi o SOM em Chicago e a construção ficou com a Engineering & Construction.
Publicado em Curiosidades dia 23/07/2021 por Alan Corrêa

Chegando a um impressionante 828m de altura, o Burj Khalifa é descrito como “cidade vertical” se tornando um ícone do mundo moderno.

No ano de 2004 começou o desafio de se construir o prédio mais alto do mundo, para isso teria que superar os 508m do edifício Taipei 101 em Taiwan. Para projetar o edifício, o escritório de arquitetura contratado foi o SOM em Chicago e a construção ficou com a Engineering & Construction.

A construção do Burj Khalifa

O Burj Khalifa - Arquiteto: Skidmore, Owings and Merrill - Engenheiro: William Frazier Baker da SOM - Desenvolvedor: Emaar - Período de construção: 2004-2009 - Abertura: 4 de janeiro de 2010 (Donaldytong / Wikimedia)
O Burj Khalifa – Arquiteto: Skidmore, Owings and Merrill – Engenheiro: William Frazier Baker da SOM – Desenvolvedor: Emaar – Período de construção: 2004-2009 – Abertura: 4 de janeiro de 2010 (Donaldytong / Wikimedia)

As obras começaram dia 21 de setembro de 2004, antes mesmo do projeto ser finalizado

A estrutura primária é de concreto reforçado. A empresa alemã Putzmeister criou uma nova bomba de concreto de alta pressão, especificamente para este projeto.

As fundações do edifício eram de impressionar, já que construir nas areias do deserto não seria uma tarefa fácil, ainda mais uma fundação que teria que suportar as 500mil toneladas do edifício. Para solucionar esse problema foi utilizado o sistema de estacas de concreto, que tinham 1,5m de diâmetro, porém o solo do deserto era composto por vários metros de areia e camadas de rocha de arenito, que não ofereciam uma capacidade suficiente para servir de apoio direto para as estacas.

A solução para isso, foi considerar apenas o atrito lateral oferecido pela areia nas estacas, foram utilizadas 192 estacas, cada estaca tem o diâmetro de 1,5 metro por 43 metros de comprimento, enterrado a mais de 50 metros de profundidade, encabeçadas por um bloco gigante de concreto.

A construção do Burj Khalifa usou 330 mil metros cúbicos de concreto e 55 000 toneladas de vergalhões de aço.

Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas (Astronaut / Wikimedia)
Comparação do Burj Khalifa com outras grandes estruturas (Astronaut / Wikimedia)

Em maio de 2008, a Putzmeister bombeou concreto para uma altura até então recorde no mundo (606 metros), o andar 156. Três guindastes de torre foram utilizados durante a construção dos níveis superiores, cada um capaz de levantar uma carga de 25 toneladas. A estrutura dos andares mais altos é feita a partir de um aço mais leve.

A consistência do concreto utilizado no projeto foi um ponto essencial. Foi difícil criar um concreto que pudesse resistir às milhares de toneladas de peso da própria estrutura do edifício e as temperaturas do Golfo Pérsico que podem chegar a 50 °C. Para combater este problema, o cimento não foi derramado durante o dia.

Em vez disso, durante os meses do verão, gelo foi adicionado à mistura que vertia durante a noite, quando o ar é mais frio e a umidade é superior. Uma mistura de concreto refrigerado uniformemente e, portanto, menos propenso a secar muito rapidamente e quebrar foi usada. Qualquer rachadura significativa poderia ter colocado todo o projeto em risco.

Recordes

Com 829m de altura, o Burj tem mais que o dobro da altura do Empire State Building.

Na confirmação do Burj como o edifício mais alto do mundo, o Guinnes World Records também ratificou uma série de outras conquistas.

Algumas delas são: Tem o elevador mais alto de um prédio, a maior quantidade de andares de um prédio e o restaurante mais alto do nível do solo

Panorâmica de 360 graus

A construção é o sonho de qualquer fotógrafo, tanto por seu interior quanto por seu exterior. Há dois momentos ideais para fotografar o Burj Khalifa: com a luz do dia, quando o céu azul brilhante emoldura a estrutura, e à noite, depois do pôr do sol, durante a chamada “hora azul”. Nessa hora do dia, logo depois do nascer do sol ou um pouco antes do pôr do sol, é quando o céu fica de um tom de azul muito peculiar. O melhor ponto para tirar algumas fotos espetaculares é o Observation Deck, no 124º andar, que proporciona uma vista totalmente livre da cidade inteira.