Um dos SUVs mais característicos ganhou um novo visual no Brasil, o novo Chevrolet Equinox 2022 tem até opção com acabamento esportivo.
O SUV premium da Chevrolet ganhou novidades no design e conectividade, além do visual atualizado e do conteúdo tecnológico mais amplo, o carro ganhou uma versão de acabamento RS, pensada para o consumidor que busca um modelo com acabamento mais esportivo.
O mercado tem diferentes opções de SUV, cada qual com características bem peculiares. O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.
Outro aspecto muito marcante do produto é sua excepcional dirigibilidade. O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. O SUV premium da Chevrolet se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos.
Além de surpreender pela agilidade no trânsito, o Equinox RS também chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade. O baixo peso (1.561 kg), considerando o tamanho do veículo, ajuda.
Auxilia também o caráter aerodinâmico que maximiza o desempenho do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.
O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.
Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.
O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.
O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.
*Com informações da Chevrolet.