Como consultar restituição de Imposto de Renda pela internet ou celular

A previsão de pagamento para contribuintes que se enquadram no segundo lote, era no dia 30 de junho, e os demais mantém a data de pagamento para o dia 30 de julho, 31 de agosto e para o dia 30 de setembro.
Publicado em Economia dia 17/07/2021 por Alan Corrêa

Agora, já está sendo liberado a consulta do novo lote da restituição do Imposto de Renda, pela Receita Federal. Portanto, com alguns passos simples, você consegue fazer essa pesquisa.

Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o que é o imposto de renda, quem tem direito à restituição e como consultá-la, entre outras dúvidas frequentes, assim você fica bem informado sobre as principais questões relacionadas ao Imposto de Renda.

Baixar app Meu Imposto de Renda

Para fazer a consulta da restituição de imposto de renda diretamente pelo celular você precisa fazer o download do aplicativo no seu celular, ele é gratuito e fácil de usar.

O app oficial do Governo brasileiro está disponível para os principais modelos de smartphones no mercado.

Quem usa celular com Android deve baixar no Google Play, já usuários de iPhone encontram o app na Apple Store.

Como consultar a restituição?

Quem pode utilizar este serviço? Contribuinte ou seu representante legal.
Quem pode utilizar este serviço? Contribuinte ou seu representante legal.

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Na hora que o cidadão estiver declarando o imposto de renda no sistema, ele poderá escolher pelo modo simplificado ou completo, e assim comparar qual irá restituir mais. Assim, você já consegue ter acesso ao valor que você terá restituído.

Existem algumas datas certas a serem pagas e isso varia de acordo com o lote que você se encontra. Você poderá consultar se a sua restituição já está disponível diretamente no site da Receita Federal.

Atenção! Devemos salientar aqui que só é possível você verificar em qual lote se encontra, com uma semana antes da liberação dos mesmos, onde a Receita disponibiliza a consulta de quem entrou para esses lotes.

O que é o Imposto de Renda

Consulte a sua restituição de Imposto de Renda, apurada pela Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).
Consulte a sua restituição de Imposto de Renda, apurada pela Declaração de Imposto de Renda (DIRPF).

Você pode não ter declarado ainda, mas com certeza você já deve ter ouvido falar muito sobre ele, pois todo o ano ele está ativo. Vamos lá!

O Imposto de Renda (IR), é dado como um tributo Federal sobre os seus ganhos, então todo ano, você deverá informar à Receita Federal sobre as suas “contas”, quanto você ganha, quanto você gasta, entre outras informações financeiras.

Como falamos acima, isso acontece anualmente e as declarações atuais são referentes ao ano passado. Portanto, se estamos no ano de 2021, você deverá declarar os gastos e ganhos que obteve no ano de 2020, e assim por diante.

Os tributos caem em cima dos seus recebimentos, e conforme as suas informações prestadas, a Receita avalia se é justo o que foi cobrado de você conforme o que você ganha.

Quem tem direito à restituição do IR?

Antes de começarmos a falar de quem tem direito à restituição, vamos entender o que ela é. Portanto, quando um contribuinte paga um valor a mais do que necessário ou que deveria na hora da declaração, o IR devolve esse valor por meio da restituição.

Não existe uma regra, ou um padrão para que uma pessoa receba a restituição, pois para isso, depende de vários fatores, como por exemplo modelos de tributação do emprego de alguém, e alguns gastos dedutíveis.

Portanto, com base nas informações e análises do que a pessoa declarou, com o que ela ganha e tudo mais, o IR calcula o quanto ela deve receber da sua restituição.

Você já ouviu falar em gastos dedutíveis?

Você agora deve estar se perguntando, “afinal, o que são gastos dedutíveis?”. Então nós vamos explicar o que são eles, e como eles impactam na hora da sua declaração do Imposto de Renda. Me acompanhe!

Os gastos dedutíveis, são aqueles que faz com que a pessoa pague um valor menor no imposto de renda, mesmo que ela receba um valor alto do seu trabalho.

Portanto, se a pessoa ganhar R$ 10 mil, ela estará em uma certa faixa de pagamento do imposto de renda, porém se ela declarar alguns gastos dedutíveis como: Despesas médicas, pensão alimentícias, despesa de educação, dependentes (que são sustentados pela pessoa, como crianças e adolescentes que ainda não trabalham), contribuintes da previdência, pessoas que recebem aluguel, entre outros fatores, ela não precisará pagar por um valor tão alto no imposto de renda.

Então se você ganha R$ 10 mil e não possui gastos dedutíveis, você deverá pagar um valor mais alto, porém se você apresentar algum deles, o valor a pagar para a Receita será menor, pois é analisado a proporção do quanto você ganha, com os seus gastos dedutíveis.