Ter uma boa relação com a forma em que você cuida das suas finanças te traz apenas benefícios, sendo desde a organização que você aprende a ter e também uma boa reputação no mercado de crédito, te possibilitando de maneira mais prática pegar um empréstimo ou contratar um cartão de crédito.
Para isso, existe o Score da Serasa, que é uma espécie de “currículo financeiro” aonde as empresas podem consultar se você é um bom pagador ou não. Mas como fazer para ter acesso a essa informação? É muito simples e te ajuda demais, principalmente para saber o que melhorar!
A pontuação da Serasa indica para o mercado de crédito quais são as chances de o consumidor pagar suas contas em dia. Ela é usada pelas instituições financeiras como um dos critérios para definir se o pedido de crédito será aprovado ou não e você pode consultá-la a qualquer momento, sem pagar nada, pelo seu smartphone.
Para que você consiga consultar seu score, você primeiramente deve ou acessar o site do Serasa Score ou baixar o app pelo Google Play ou App Store. Com esta etapa feita, basta criar sua conta com seu CPF e, após isso, seu score aparecerá na tela e todas as informações sobre o mesmo irão aparecer.
Caso você tenha um CNPJ, é possível fazer o mesmo processo para cadastrar sua empresa e saber sobre o score da mesma, tendo assim maior controle sobre como a mesma é vista perante o mercado de crédito.
Utilizando sua conta com CNPJ, ainda é possível comprar consultas por CPF para analisar potenciais clientes e saber se os mesmos são bons pagadores. A partir de R$ 3,75, é possível comprar estas consultas.
Antes de mais nada, eis a questão para aqueles que nunca ouviram falar: o que é o Score?
O score de crédito do Serasa funciona como uma “nota” dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico de pagadora. O Score traz inúmeras variáveis para que este possa avaliar qual é a probabilidade desta pessoa vir a pagar ou ter algum problema de pagamento com faturas nos próximos 12 meses. Quanto maior a pontuação, mais fácil será de ter acesso a serviços de crédito, como empréstimos e cartões.
Instituições como bancos, lojas e empresas utilizam a consulta de score para avaliar o consumidor na hora de lhe conceder crédito. Por ser a maior instituição que cuida de pagamentos do país, o Score do Serasa se tornou referência no país e é o modelo a ser analisado em uma eventual análise de riscos.
Para entender como o Score é calculado, é preciso saber que os valores vão de 0 até 1000, sendo 0 o mais baixo e 1000 o mais alto. Existem quatro faixas aonde você pode se enquadrar, sendo a primeira a menor delas (com score entre 0 e 300), a segunda (que varia entre 301 e 500), a terceira (score entre 501 e 700) e a quarta e última faixa, com scores entre 701 e 1000. Nesta quarta e última faixa, 96 em cada 100 pessoas costumam pagar suas contas em dia.
Já sobre o cálculo em si, o principal ponto a levar em consideração é que o Score do Serasa nada mais é do que uma espécie de “espelho” do seu comportamento financeiro. A Inteligência Artificial da Serasa calcula essa pontuação utilizando alguns critérios, sendo eles crédito contratado, histórico de dívidas e pagamento de contas em dia. Além disso, as informações de Cadastro Positivo também podem te ajudar a ter um maior score uma vez que a integração é feita.
Entendendo seu score, você entende qual é o seu perfil de crédito, como as empresas enxergam você e ainda terá acesso a dicas e explicações sobre sua pontuação, te ajudando tanto a se organizar nas suas finanças como a conseguir um maior score.
Ter um bom score é muito importante para que você ou sua empresa sejam bem vistos no mercado de fornecimento de crédito e que, caso venham a solicitar algum serviço que demande crédito, não tenha dificuldade em conseguir o benefício.
Já com um score mais baixo, as chances são reduzidas e, muitas vezes, quando se consegue a liberação, são valores mais baixos, fazendo assim com que, caso ocorra um não pagamento da dívida, o valor seja mais baixo.
Sendo assim, é de suma importância se utilizar de uma ferramenta gratuita como o Serasa Score e, além de acompanhar sua visibilidade, aprender como cuidar de sua saúde financeira.
*Com informações do Serasa.