Com a crise global pela qual toda humanidade está passando, especialmente em relação ao isolamento social, muitas pessoas estão buscando formas alternativas de renda, e uma dessas formas é abrir uma loja virtual.
Se você está empolgado com ideia, maravilha. Mas é necessário tomar alguns cuidados para não dar com “os burros n’água”. Nesse tutorial vamos te dar algumas dicas importantes para ter sucesso.
A primeira dica que queremos te dar vem antes mesmo de você abrir seu e-commerce: planejamento. Não adianta você se lançar nessa aventura sem ter um planejamento prévio. Mas o que envolve esse planejamento?
O primeiro ponto do planejamento é saber qual o nicho do seu produto ou serviço. Você precisa ter isso muito claro para aplicar a estratégia correta de marketing. Não subestime o poder do nicho.
Em seguida, você precisa fazer uma boa pesquisa da concorrência. Tire um tempo para navegar na internet procurando pelos e-commerces que atuam no mesmo nicho que o seu, com o mesmo produto ou serviço.
Procure identificar os aspectos fortes e as vulnerabilidades para fazer melhor, com algum diferencial. Ou então, se você acha que não vai conseguir superar, procure outro nicho. Não perca tempo nem dinheiro.
Outro grande inimigo de quem está começando um negócio próprio é estabelecer a precificação correta. Algumas pessoas vendem o produto ou serviço num preço muito abaixo do que realmente vale, e com isso acabam não conseguindo o retorno esperado, e o negócio não vinga.
Mas pior do que isso, talvez, é colocar um preço muito acima do mercado. Com isso, os possíveis clientes se afastam de você, e o negócio não sai do lugar, você fica com a mercadoria parada, em alguns casos até perde o produto.
Para colocar uma precificação correta, você precisará mais do que a sua intuição, e até mesmo mais do que apenas uma pesquisa superficial na concorrência. Não basta você apenas vender um pouco mais barato do que seu concorrente, você precisa saber como incluir TODOS os SEUS custos e ainda ter lucro.
Um dos aspectos mais importantes, e muitas vezes esquecido na hora do planejamento, é aprender como entregar seu produto oi serviço com qualidade para o cliente. Não basta você ter um excelente produto, com um bom custo/benefício, se você não consegue entregar no prazo ou se chega estragado.
Essa etapa é um pouco mais complexa do que parece à primeira vista, e faz parte da logística do seu negócio. Por isso, vamos listar algumas questões que você precisa responder para ter domínio da sua entrega.
Essas são apenas algumas primeiras questões que você deve responder antes de iniciar seu e-commerce. Lembre-se que a entrega não deve fazer parte do seu lucro, precisa ser razoável e fazer sentido para o cliente, do contrário poderá perde-lo para a concorrência.
Depois de garantir que seu produto vai ser entregue de forma satisfatória, você precisa garantir o caminho de volta, caso o cliente decida pela devolução. Vale lembrar que nas compras feitas pela internet o consumidor tem um prazo de 7 dias a partir da entrega efetiva para se arrepender, mesmo que não tenha nenhum motivo.
Não adianta querer brigar com a legislação, quem quer abrir seu negócio precisa contar com esses riscos inerentes a todos e-commerces. Aliás, dar uma boa estudada no Código de Defesa do Consumidor é muito importante.
Mas você, sabendo dessa possibilidade, pode estabelecer algumas regras, como por exemplo contratar um serviço específico dos Correios dentro do qual o cliente deve se encaixar. Caso não faça a devolução conforme o que você estabeleceu, poderá perder o direito de devolver. Mas isso precisa ser feito de maneira clara e sem a intenção de prejudicar o consumidor. A boa fé é fator essencial para te proteger nessas situações.
Pode parecer supérfluo à primeira vista, mas é muito importante: uma boa política de privacidade. Quando um consumidor entra num grande e-commerce, já conhecido e reconhecido no mercado, é pouco provável que ele vá procurar as informações sobre a empresa.
Contudo, quando se trata de um e-commerce que está começando e que pouca gente conhece, provavelmente essa será a primeira coisa que o potencial cliente vai fazer antes de concluir a compra: investigar sobre você.
Por isso, ter uma boa política de privacidade é muito importante. Assim você deve deixar muito claro o que você faz, quem você é, como trabalha, e como vai utilizar os dados dos seus clientes.
A confiança é a base de um bom relacionamento comercial. Mas cuidado, seja muito honesto, cumpra com o que você está prometendo, e não prometa aquilo que não for capaz de cumprir.
Aqui já entramos no e-commerce propriamente, você já abriu as portas – virtuais – da sua loja e está construindo a “vitrine”. Você deve garantir a apresentação perfeita dos seu produto, do contrário o cliente não vai comprar ou o índice de devolução será muito alto.
Por isso, não poupe esforços para apresentar com clareza os produtos que você está oferecendo. Na internet o cliente não tem como ter uma noção perfeita do produto, e por isso você deve tentar trazer ao máximo as informações adequadas para evitar aquela sensação de ter sido enganado.
Tire boas fotos do produto, se for preciso contrate algum profissional para fazer isso, ou tire um tempo para fazer um curso a respeito (existem diversas opções no mercado). Faça uma boa descrição e coloque todas as informações relevantes. Na medida do possível, responda todos os questionamentos de forma clara e ágil.
Para que você consiga obter êxito na apresentação do seu produto, uma das condições será destinar uma parte da receita para o Marketing. Por favor, preste muita atenção nisso: o marketing não é supérfluo nos dias de hoje – na verdade nunca foi – especialmente no ambiente virtual.
Na internet o volume de informações é tão grande que se você não pagar para ser visto, ninguém vai te achar. Não é como ter um estabelecimento com porta de calçada que as pessoas passam na frente. Isso é diferente, e você vai precisar de uma boa estratégia de marketing para se sair bem.
Esse é o último tópico de nossa lista, mas talvez o mais importante: atendimento ao cliente. Não adianta nada – nada mesmo – você seguir todas essas dicas que apresentamos acima se não fizer um bom atendimento ao cliente.
Hoje em dia, mais do que nunca, para ter sucesso num negócio, você precisa que ele seja amplamente aceito e apreciado pelos clientes. Com a era digital, as pessoas criticam, elogiam, falam sobre suas experiências com um alcance como nunca foi visto antes no mundo, graças às redes sociais.
Por isso, grande parte do seu sucesso vai depender de uma excelência – isso mesmo, nada menos que isso – no atendimento ao cliente. O Código de Defesa do Consumidor veio acentuar ainda mais essa necessidade.
Então, você precisará dedicar algum tempo – e não é pouco – no atendimento ao cliente. Responder e-mails e chat, se for o caso, atender telefonemas, responder perguntas na plataforma de vendas. Enfim, uma atenção muito especial ao seu cliente. Afinal, ele é a alma do seu negócio.