A Consulta de Cartão CNPJ é grátis e pode ser feita através do site do Governo Federal, o processo é rápido e fácil, basta ter o número do CNPJ.
O modo mais fácil de emitir o cartão CNPJ para imprimir é através do portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Para imprimir o cartão CNPJ você deve fazer a consulta pelo site da Receita Federal, vale lembrar que este serviço é gratuito e totalmente online.
Para quem é enquadrado como MEI (Microempreendedor Individual), o seu cartão CNPJ tem um nome diferente: é o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Ele tem a mesma função do Cartão CNPJ comum: certificar que o seu negócio está aberto comprovando seu número de CNPJ e registro na Junta Comercial do Estado.
Pelo portal Gov.BR você consegue fazer várias verificações do CNPJ, os serviços disponíveis são:
Emita o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ.
Serviço acessível ao Representante da Pessoa Jurídica, a Membro do Quadro Societário ou ao Contabilista da empresa.
Serviço disponível para usuários autenticados pelo gov.br para conferir código de autenticidade de Comprovante de a inscrição e Situação Cadastral.
Consulta dados da pessoa jurídica por Nome Empresarial, Título de Estabelecimento ou nº do CNPJ na Redesim
Consulte em quais empresas o usuário autenticado pelo gov.br consta como Representante da Pessoa Jurídica, Membro do Quadro Societário ou Contabilista.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim foi criada pelo Governo Federal por meio da Lei Nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007.
A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.
*Com informações do Gov.BR e Receita Federal.