Como fazer conta Gov.Br

A conta Gov.br veio para facilitar a vida do cidadão Brasileiro, visando trazer acesso a informações, documentos, CNH Digital, carteira de trabalho, previdência, INSS, e muitas outras categorias, e o melhor de tudo é que o login se dá apenas com o número do seu CPF e uma senha cadastrada.

Internet
7 meses atrás
Como fazer conta Gov.Br

Com a crise da pandemia, muitos estabelecimentos públicos e privados precisaram fechar, para evitar aglomerações em horários de atendimento, e com isso, todos os serviços digitais foram cada vez mais aprimorados para atender a toda população.

O Portal Gov.br veio para isso, deixar todos os serviços digitalmente mais aprimorados, seguros e eficientes. Vamos entender como realizar o cadastro, e quais são as principais funcionalidades que estão disponíveis no site.

Baixar o app Gov.Br no celular

O Portal Gov.br, é um sistema que visa unificar basicamente a maioria dos serviços do Governo Federal, assim em apenas um lugar e com o seu CPF e senha de cadastro, você consegue ter acesso a diversas modalidades, de forma prática, rápida e segura.

Você pode criar sua conta no portal gov.br por meio deste aplicativo. Essa conta é o seu login para solicitar serviços digitais do Governo Federal, como por exemplo: Meu INSS, CTPS Digital, CNH Digital, ENEM, eCAC ou MEI.

O aplicativo está disponível para os principais smartphones com Android ou iOS.

O que é o Gov.br?

As páginas institucionais da administração federal, e outras correspondentes a diversas categorias, terão uma única entrada: O cadastro no Gov.br. Isso faz com que se torne mais seguro a forma de acessar as suas informações.

Algumas mudanças e otimizações do cadastro gov.br, foi assinado por um ereto do Presidente Jair Bolsonaro, a fim de pegar todas as informações espalhadas em vários sites, e unifica-las em apenas um. Portanto, desde o início, a meta era adicionar cada vez mais serviços no portal.

Quais são as funcionalidades do Portal?

Como criar sua conta no portal gov.br pelo app no celular
Como criar sua conta no portal gov.br pelo app no celular

Com o cadastro gov.br, você consegue ter acesso a basicamente todos os serviços do Governo Federal, onde se conta com mais de 3 mil dessas funcionalidades. Vamos citar algumas aqui, que são mais acessadas ou “principais”.

Agora, você consegue, além de baixar o app, ter acesso a sua Carteira Digital de Trânsito, onde pode ser consultado infrações, seu documento, veículos, e acesso à educação no trânsito. Um outro aplicativo utilizado também, é a CTPS digital, que pode ser encontrada nos seus dados trabalhistas.

O novo Conecte SUS também está cheio de novidades, onde você pode realizar agendamento de consultas, histórico de saúde, carteira de vacinação e muito mais, e tudo isso, utilizando apenas o seu cadastro gov.br.

Outras modalidades, não menos importantes, que você pode ter acesso no portal, são: Assistência Social; INSS; Ciência e tecnologia; Justiça e segurança; Infraestrutura e transporte; Saúde; Viagens e turismo, e muitas outras categorias.

Passo a passo de como fazer o cadastro

Confira conosco, como realizar o cadastro do Gov.br através do site da web:

  • Acesse o Portal Gov.br;
  • Em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Você precisará inserir alguns dados, como: Nome completo, CPF, celular e um e-mail válido;
  • Verifique o Captcha em “Não sou um robô” e aceite os termos de privacidade;
  • Agora, o sistema dará algumas questões para você responder, preencha nos campos e continue;
  • Você precisará validar com um código de segurança enviado ao seu e-mail ou SMS;
  • Após ativá-lo, informe novamente o CPF e crie uma senha;
  • Pronto! Seu cadastro está ativo.

Caso eu esqueça a senha, como prossigo?

O portal traz acesso a muitas informações pessoais do cidadão, por isso, seu sistema de segurança é mais aprimorado também, então caso você perca a senha, serão apresentadas algumas formas a mais de conseguir recuperá-la, confira passo a passo:

  • Acesse o portal gov.br e insira seu CPF;
  • Clique na opção “Esqueci minha senha”;
  • Verifique o Captcha clicando em “Não sou um robô”, e vá em “Avançar”;
  • Agora, você terá 5 opções de recuperar a sua conta, sendo elas: Validação Facial no app Meu gov.br (somente pra quem tem CNH ou título de eleitor com foto); Bancos Credenciados (onde irá gerar uma outra senha de acesso); Link de validação no E-mail cadastrado; Código de SMS
  • no celular e através do Internet Banking.
  • Escolha uma das formas, e siga as instruções!

*Com informações do Gov.br e Bagarai.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?