Como funciona a fibra ótica e como escolher a melhor

A internet hoje é para nós, provavelmente, a mais importante ferramenta de trabalho. Quando acontece algum problema e ficamos sem conexão temos a impressão de termos sido abduzidos para outro planeta.

Curiosidades
4 dias atrás
Como funciona a fibra ótica e como escolher a melhor

A tecnologia da fibra ótica veio para consolidar a internet, de modo que quase qualquer pessoa consegue ter uma boa conexão. Mas nem sempre foi assim. Antes da fibra tudo era mais instável e lento. Mas você sabe como a fibra funciona? Fique aqui conosco que vamos te explicar.

Internet antes da fibra ótica

Os que têm mais de 25 anos – não precisa ser tão velho assim – vão se lembrar como era difícil conseguir uma boa conexão antes do surgimento da fibra, apenas com a chamada “banda larga”, que era, aliás, um grande progresso.

Os que estão com mais 35 anos – esses sim já começando a ficar velhos – passaram pela transição da internet discada – que pesadelo – para a banda larga, um enorme avanço que permitiu se comunicar com facilidade com quem estava do outro lado do mundo, por exemplo.

Contudo, tudo ainda era muito precário, limitado e lento. Com muita frequência a conexão caia, e para consertar era um problema. Às vezes ficava-se dias sem internet, mas na época não era um problema tão grande assim. Mas impedia uma série de avanços e de iniciativas.

Como funciona a fibra ótica
Como funciona a fibra ótica

Chegada da fibra ótica

O ser humano, contudo, nunca está satisfeito, e sempre procura uma forma de melhorar sua situação. Com a internet foi a mesma coisa, e logo apareceu algo que prometia resolver todos os problemas da instabilidade da internet: a fibra ótica.

Mas ela não é tão antiga quanto você pode parecer. As operadoras de telefonia começaram a disponibilizar esse sistema no Brasil a partir de 2017 mais ou menos, com pacotes muito atraentes, pelo menos nas grandes capitais.

O que é a fibra ótica e como ela funciona?

Mas, afinal, o que é a fibra ótica e como ela funciona na prática? Você vai achar a resposta um pouco estranha, mas com a fibra ótica os dados são transformados em luz, e por isso podem “viajar” mais rápido que no sistema antigo.

O sinal pode ser transformado em luz por meio de conversores integrados aos transmissores. Existem duas formas de fazer isso, uma delas é por laser e a outra é por LED. Por isso existem dois modos de fibra, monomodo (laser) e multimodo (LED).

Fazer essa transformação é apenas uma parte do processo. Um dos grandes problemas era fazer a condução dos dados depois de transformados. Aí que entra a fibra ótica, um material que é capaz de fazer essa condução de forma estável e rápida.

Como funciona a fibra ótica
Como funciona a fibra ótica

Como é um cabo de fibra ótica?

Você deve estar curioso para saber como é um cabo de fibra ótica por dentro, não é mesmo? Na verdade é bem simples, são fibras de vibro revestidas com plástico. Mas vamos ver quais são as camadas internar desse cabo.

Para começar, de fora para dentro, temos a proteção plástica, que evita o desgaste natural do tempo e do atrito no componente interno, bem como as possíveis interferências.

Logo depois temos a fibra de fortalecimento, parecida com a que existe nos cabos coaxiais de transmissão de sinal de televisão, que protege a fibra de vidro e impede que ela se quebre.

Em seguida, existe o que chamam de revestimento interno ou “coating”, que tem a função de isolar a fibra de vidro dos impactos externos, e também impede que a luz natural chegue até a fibra de vidro, o que resultaria em interferências no sinal.

Chegamos em seguida na camada de refração ou “cadding”, e é aqui que a mágica acontece. Nessa camada ocorre realmente o processo de transmissão de luz. Essa camada cobre a fibra de vidro e faz a propagação dos feixes, evitando que haja perda no meio do caminho.

Por fim, chegamos no núcleo – também chamado de “core” – que são propriamente as fibras de vidro, onde a transmissão de dados corre através de pulsos de luz. Nesse núcleo a luz viaja suas longas distâncias.

Como funciona a fibra ótica
Como funciona a fibra ótica

Qual a velocidade que os dados são transmitidos?

Agora que você já entendeu como funciona o processo e como está constituída a fibra ótica, com certeza deve estar curioso para saber qual é a velocidade com que esses dados são transmitidos.

Para ter um paralelo de comparação, vamos ter em conta que no antigo sistema de banda larga a velocidade máxima de transmissão era de 10 Mbps, o que permitia um download a 1,25 MB/s.

Com a fibra ótica, a velocidade subiu para 10 Gbps, o que permite downloads de 1.280 MB/s. É assustadora a diferença, e graças a isso hoje podemos baixar muitos arquivos, assistir vídeos em alta qualidade ou jogar online.

Então, agradeça à mente, ou às mentes, brilhante que conseguiu descobrir essa nova tecnologia. Afinal, nosso mundo e tudo que acontece hoje está baseado nisso.

Como funciona a fibra ótica
Como funciona a fibra ótica

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?