Como funciona o cartão de crédito

Você provavelmente tem ou ao menos conhece alguém que tenha um cartão de crédito. O cartão de crédito é uma forma de empréstimo facilitada desenvolvida por instituições financeiras. Originário da palavra em latim “credere”, crédito significa risco e confiança. Este pequeno pedaço de plástico se tornou um item comum do nosso cotidiano. Porém, muitos usuários não entendem como esta ferramenta financeira funciona, e podem utilizá-la da maneira errada e acabar se endividando.
Publicado em Economia dia 4/11/2022 por Alan Corrêa

Você provavelmente tem ou ao menos conhece alguém que tenha um cartão de crédito.

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo facilitada desenvolvida por instituições financeiras. Originário da palavra em latim “credere”, crédito significa risco e confiança. Este pequeno pedaço de plástico se tornou um item comum do nosso cotidiano. Porém, muitos usuários não entendem como esta ferramenta financeira funciona, e podem utilizá-la da maneira errada e acabar se endividando.

O que é e como é seu funcionamento?

Os cartões de crédito são empréstimos com prazo de validade de até 40 dias concedidos por um banco. Estes possuem um limite de gastos, portanto, o usuário só pode realizar pagamentos que caibam neste limite. Além disso, este cartão permite as compras parceladas, ou seja, a divisão de um valor em quantias menores que serão pagas mensalmente.

Dependendo do valor do produto ou serviço comprado, é obrigatória a utilização do parcelamento devido ao limite do cartão, por exemplo: se você realiza a compra de um automóvel que custa 50 mil reais, mas seu limite é de apenas 5 mil, você terá que dividir o valor total em, no mínimo, 10 parcelas.

Os cartões de crédito são transações financeiras entre uma instituição e uma pessoa física, onde este se compromete a pagar o valor do crédito utilizado na data de vencimento da fatura. Cada pessoa possui um limite de gastos que é concedido através de uma análise do seu perfil financeiro, ou seja, seu histórico como pagador, sua renda mensal, contas atrasadas, nome sujo, etc. Também é importante lembrar que os limites podem diminuir ou aumentar ao longo do tempo depois de uma análise do score de crédito do titular do cartão.

Qual a diferença entre débito e crédito?

“Débito ou crédito?” é uma pergunta que os brasileiros já estão acostumados a ouvir, mas será que todos eles entendem a diferença? Um cartão de débito está relacionado com compras à vista, ou seja, exige que haja uma renda/saldo presente na sua conta bancária. Já com o cartão de crédito, você pode adiar o pagamento, fazendo um empréstimo até uma determinada data onde o usuário deve pagar o que foi gasto. Sendo assim, não é possível realizar parcelamentos no débito, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Muitos economistas recomendam a utilização de cartões de crédito devido aos benefícios que o mesmo pode trazer ao consumidor. Porém, quando não é feito da maneira correta, este pode trazer resultados negativos. Os “benefícios” são chamados de “milhas”, que são pontos que podem ser acumulados conforme a pessoa física estabelece boas relações como pagador com a instituição emissora do cartão.

Em primeiro lugar, para entender melhor sobre as milhas, é preciso pesquisar e averiguar quais são os benefícios que o seu banco oferece com relação à troca de pontos por milhas. Depois, consulte o valor necessário a ser atingido mensalmente para permitir a adesão do sistema de pontos. Depois de iniciada a adesão, todos os pagamentos feitos utilizando o cartão de crédito irão para a contagem de pontos. Geralmente, as instituições utilizam o dólar como modelo, sendo assim, a cada dólar gasto no crédito, um ponto será ganho. Em seguida, basta trocar seus pontos por milhas, e suas milhas por recompensas como: viagens, itens eletrônicos, automóveis, utensílios domésticos, diárias em hotéis, restaurantes, etc.

O lado negativo do cartão de crédito é que seu uso descontrolado pode fazer com que o usuário contraia dívidas que o mesmo será incapaz de pagar. Além disso, caso os pagamentos não estejam em dia, cada uma de suas dívidas sofrerá adição de juros. O juros é uma remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro, por exemplo: se, no pagamento de um boleto você perder o prazo de validade e atrasá-lo, será cobrado uma pequena taxa junto a ele.

Porém, esta pequena taxa, com o tempo, pode aumentar caso a dívida ainda continue em aberto. Os juros do cartão de crédito são chamados de juros rotativos, e isso significa que, quando o usuário não realiza o pagamento da fatura,o banco realiza mais um empréstimo que será cobrado na próxima fatura. Caso este ciclo continue, depois de um tempo, o indivíduo não terá como pagar todas as suas dívidas.

*Com informações do Serasa, Wikipédia e Netflix.