Você já parou pra pensar como acontece o estímulo de pulsação e velocidade de um veículo? Ele basicamente funciona como uma forma de tradução, recebendo e entendendo aqueles pulsos e giros, e então convertendo-os na velocidade em quilômetros.
Todos os veículos motorizados possuem esse velocímetro, que mede exatamente a velocidade em que o carro está se deslocando, e também os momentos de aceleração. Com o auxílio da tecnologia, ficou cada vez mais fácil identificar pontos de pulsões elétricas.
Vamos entender melhor o que é um velocímetro e como ele funciona nos veículos atualmente, e se a linha de raciocínio é a mesma para outros tipos de transporte, como aviões ou navios por exemplo. Vamos conferir abaixo!
A velocidade pode ser alterada de acordo com o que o ambiente externo proporciona, então uma estrada asfaltada ou de terra, buracos ou desvios nas vias, podem alterar o tempo de percurso de um ponto para o outro, tanto acelerando quanto diminuindo.
Você consegue obter uma velocidade média de acordo com o tempo de um percurso, como do ponto A ao ponto B. Então vamos aos exemplos a seguir:
Imagine que do ponto A ao ponto B seja 240 quilômetros, e ele dura em média 3 horas para percorrer essa viagem, então a seguinte fórmula será:
Então a velocidade percorrida do ponto A ao ponto B, foi em média de 80 km/h. Lembre-se que para encontrar a V média, basta apenas dividir a quilometragem pelas horas gastas no tempo de percurso.
Primeiramente, é preciso entender o que é um velocímetro e qual é o seu principal objetivo, para assim, conseguir desenvolver um raciocínio de funcionalidade nos mesmo, ai você vai ver que vai ficar mais fácil ainda entender!
Um velocímetro é um tipo de instrumento que mede a velocidade instantânea, então é como se ele funcionasse basicamente como um tradutor, onde é recebido algumas respostas e as mesmas são transformadas em uma função, que é a velocidade.
Existem alguns tipos de velocímetro, porém os mais utilizados são os eletrônicos e os magnéticos, eles contam com um ponteiro que mede a velocidade, e ele pode ser manual em formato de círculo, ou digital para os mais novos.
Os velocímetros elétricos funcionam da seguinte forma: Primeiramente ocorrem os estímulos que são os “giros” do motor do veículo, e então eles são transformados em pulsos elétricos, portanto quanto mais pulsos acontecerem, maior será a velocidade.
Quando falamos de um velocímetro de um carro, fica mais fácil entender, porque essa transformação na velocidade acontece mediante a propulsão desses giros, que ocorrem a cada segundo. Com isso, haverá sempre uma proporcionalidade.
Os velocímetros mecânicos já estão sendo deixados de lado, já que eles ficaram no mercado um bom tempo, até os anos 90 mais ou menos. Eles funcionavam com uma linha de raciocínio um pouco diferente, mas igual ao mesmo tempo, onde os giro das rodas era transmitido por um cabo que ligava diretamente a um imã e o mesmo gira e cria um campo magnético, que é responsável por movimentar o ponteiro.
Com toda certeza, medir a velocidade de um carro é muito mais fácil que a de um avião, pois ela é dada de acordo com a proporcionalidade do giro do motor, já em uma aeronave, é preciso medir primeiramente a velocidade em que o ar passa por ela.
Então o velocímetro de um avião se dá um por tubo que pega todo o ar durante um voo. À medida que esse vento entra nos canais da aeronave, acontece uma pressão em uma câmara, e a partir dela, consegue-se calcular a velocidade.
Então, de um modo indireto, conseguimos medir a velocidade da aeronave, a partir de pressões em que o ar se desloca contra ela.
O velocímetro de um navio, funciona basicamente como a do avião, porém em vez deles “engolir” o vento, ele pega a pressão da água que acaba passando por baixo da embarcação, e de modo indireto, consegue medir a velocidade.