Os motoristas têm a possibilidade de quitar suas multas com um desconto de até 40% utilizando a CDT (Carteira Digital de Trânsito). Essa vantagem, que não é recente, está em vigor desde setembro de 2020 e combina os serviços da Carteira Digital com os do SNE (Serviço de Notificação Eletrônica) em um único aplicativo.
Conforme estabelecido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a conveniência de pagamento com desconto se aplica exclusivamente a pessoas físicas, enquanto as pessoas jurídicas continuam utilizando o site do SNE para gerenciar as infrações dos veículos em suas frotas.
Para começar a receber as multas em formato eletrônico, os condutores devem formalizar sua adesão por meio do site ou do aplicativo do SNE.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas que possuam um veículo automotor têm a possibilidade de aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Para isso, é necessário realizar um cadastro prévio no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou por meio do aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). Esses aplicativos estão disponíveis para dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS.
Após o cadastro ser concluído, o próximo passo é ativar a opção de adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) por meio da seção “Infrações” nos canais mencionados anteriormente. A partir desse momento, fica possível realizar o download de cada multa e efetuar o pagamento com um valor reduzido, desde que seja feito antes da data de vencimento original da infração. No entanto, é importante ressaltar que, para usufruir desse desconto, o motorista deve abrir mão do direito de recurso ou defesa e reconhecer a infração antes de receber a notificação de penalidade da multa no sistema.
Quando o usuário acessa a plataforma com seu login, tem a opção de cadastrar um ou mais veículos de sua propriedade. Para fazer isso, é necessário preencher os campos de placa e Renavam do veículo e aguardar a validação dos dados. Após essa etapa, o usuário pode escolher aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para cada veículo cadastrado. Após receber e visualizar cada notificação de multa, o usuário tem a opção de solicitar o pagamento da infração correspondente com desconto, abrindo mão de qualquer possibilidade de recurso.
Você nunca mais vai esquecer a sua carteira de habilitação em casa, pelo menos não se estiver com seu celular em mãos, tudo graças ao app da CNH Digital.
O nome do aplicativo é “Carteira Digital de Trânsito” e traz as versões digitais da carteira de habilitação, o licenciamento digital (CRLV) e os documentos relativos veículo e ao seu CPF, além de poder consultar infrações e informações.