O CadÚnico é uma das melhores ferramentas que temos hoje para ajudar as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade financeira. Com a base de dados criada por esse sistema do Cadastro Único o Governo Federal tem condições de implementar políticas públicas para essas pessoas.
Embora já tenha sido bastante difundido nos últimos anos, muita gente ainda tem dúvida de como se inscrever no CadÚnico ou como atualizar o cadastro. Por isso, foi desenvolvido um aplicativo que pode facilitar sua vida.
Para quem já está cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais e deseja consultar qual o seu Número de Identificação Social (NIS), o caminho é fácil, basta fazer a instalação do aplicativo para smartphone Meu CadÚnico.
Quem usa iPhone deve baixar o app pela loja da Apple, a App Store, já os usuários do sistema Android, o download é pela Google Play.
O aplicativo “Meu CadÚnico – Consulta Cidadão” possibilita que o brasileiro consulte suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com o app é possível: emitir um comprovante de cadastramento, consultar quais são os integrantes da família, conhecer o NIS de cada um, ver se há alguma pendência no cadastramento, localizar um local de cadastramento no mapa e conhecer programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, como o Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.
O CadÚnico, ou Cadastro Único, é um conjunto de informações reunidas numa base de dados através do qual o Governo conhece quem são as famílias que estão em situação de vulnerabilidade financeira.
Essa base de dados, contudo, não é alimentada com informações pelo Governo, cada pessoa ou família deve entrar na plataforma e colocar os seus respectivos dados. Só assim o poder público poderá saber quem são essas pessoas.
Sendo assim, é de responsabilidade de cada cidadão informar o Estado de sua situação. Mas quem são as pessoas que reúnem os critérios necessários para se inscreverem no CadÚnico?
Vamos colocar as regrinhas abaixo para facilitar:
Simples assim! Se você se encontra numa dessas duas situações, saiba que tem direito de se inscrever no CadÚnico.
São diversos os programas e benefícios sociais que utilizam a base de dados do CadÚnico para seleção dos beneficiários, por exemplo:
Você naturalmente deve estar se perguntando como fazer para se inscrever no CadÚnico. Na verdade, isso pode ser feito de duas formas diferentes, uma por iniciativa do próprio município e outra da própria pessoa.
O município realiza – ou deveria realizar – visitas periódicas a famílias de baixa renda, durante a qual faz a inscrição da família no CadÚnico.
Mas caso isso não aconteça, ou se você reúne os requisitos para participar e ainda não está inscrito, pode procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município e solicitar o cadastramento.
Para que você consiga cadastrar sua família no CadÚnico precisa cumprir com alguns critérios e apresentar alguns documentos. Vamos listar todos aqui para te ajudar:
Apresentar pelo menos um dos documentos abaixo de cada pessoa da família:
Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos acima. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Importante você também manter o cadastro sempre atualizado. Sempre que a situação da família mudar, como o nascimento de uma criança ou mudança de endereço, o responsável pela família deve informar o respectivo CRAS.
O aplicativo “Meu CadÚnico – Consulta Cidadão” serve para fazer consulta de suas informações nos Programas Sociais do Governo Federal.
Para baixar basta acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel e digitar “Meu CadÚnico” no campo de busca. Mas tome cuidado de baixar o aplicativo que seja desenvolvido pelo Governo Federal, que é mais seguro.
Com o “Meu CadÚnico – Consulta Cidadão” você pode: