Como seu restaurante pode conquistar novos clientes com o marketing digital

Ter um restaurante é uma grande responsabilidade, indo desde cuidar que o ambiente esteja bom, que a comida seja servida com qualidade, os preços condizentes e além de tudo fazer toda a administração do local, além de ter que trabalhar horas a mais todas as noites de funcionamento.
Publicado em Internet dia 20/03/2022 por Alan Corrêa

Ter um restaurante é uma grande responsabilidade, indo desde cuidar que o ambiente esteja bom, que a comida seja servida com qualidade, os preços condizentes e além de tudo fazer toda a administração do local, além de ter que trabalhar horas a mais todas as noites de funcionamento.

Mas além de tudo isso, é importante fazer o seu negócio crescer e ser visto por cada vez mais pessoas, principalmente na internet, onde as pessoas hoje gastam a maior parte do tempo. Por isso, hoje daremos dicas de como utilizar o marketing digital a seu favor para fazer o seu restaurante ganhar cada vez mais clientes e ser reconhecido!

Perfil no Google Meu Negócio

Todos os dias, milhões de pessoas pesquisam empresas como a sua no Google. Faça com que o perfil da sua empresa se destaque e transforme essas pesquisas em clientes com o app Google Meu Negócio.
Todos os dias, milhões de pessoas pesquisam empresas como a sua no Google. Faça com que o perfil da sua empresa se destaque e transforme essas pesquisas em clientes com o app Google Meu Negócio.

A questão mais básica é ter o seu negócio simplesmente na maior plataforma de buscas do planeta: o Google! Isso é possível se você adicionar seu restaurante no Google Meu Negócio, com isso, toda vez que alguém procurar por um restaurante igual o seu, ele irá aparecer como recomendação!

Lá, você poderá colocar informações como nome, endereço, horário de funcionamento, adicionar fotos, colocar informações adicionais e muito mais! Os usuários também podem interagir ao avaliar o estabelecimento, portanto, quanto mais avaliações positivas o seu negócio tiver, mais bem ranqueado ele será!

Também é possível gerir campanhas publicitárias com ele como por exemplo de Google AdWords, mas esta ferramenta seria mais útil para seu negócio caso o mesmo fosse escalonado já, afinal para obter resultados é necessário um certo investimento. Mas calma, temos diversas outras opções ainda!

Esteja nas redes sociais

O impulsionamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram, consiste no aumento do alcance original de uma publicação em sua página
O impulsionamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram, consiste no aumento do alcance original de uma publicação em sua página

Uma destas outras opções é justamente estar presente nas redes sociais que fazem jus ao seu negócio. Como estamos falando de um restaurante, ter contas no Facebook, Instagram, YouTube e TikTok (olho neste último) ajuda demais um restaurante a se destacar dos demais.

Nas plataformas da Meta (Instagram e Facebook), ainda é possível criar campanhas publicitárias e impulsionar seus conteúdos, fazendo com que estes sejam ainda mais vistos pela plataforma. A utilização do TikTok vem crescendo cada vez mais, pois por mais que o crescimento possa vir com impulsionamento, o crescimento orgânico também é possível!

Mas não se esqueça de que suas redes não servem apenas de enfeite! Faça postagens frequentes, poste stories, interaja com seu público, faça vídeos curtos (TikTok ou Reels do Instagram! Quanto mais conteúdo de qualidade você entregar, mais rápido suas redes sociais irão crescer e, juntamente, gerar engajamento e atrair clientes (que é o que importa no final do dia)!

Tenha um site e trabalhe ele

Pensando em um pequeno restaurante, coloque seu cardápio no site
Pensando em um pequeno restaurante, coloque seu cardápio no site

Ter um site também pode ajudar o seu restaurante a ser encontrado pelos consumidores. Se você ainda tem um restaurante local, fazer investimentos massivos como AdWords não teriam tanto efeito, mas você pode conseguir destaque de forma mais barata e muito mais simples!

Pensando em um pequeno restaurante, coloque seu cardápio no site, otimize o mesmo para mobile, coloque suas redes sociais e, para gerar engajamento, crie uma sessão de Blogs, onde com frequência serão realizados posts para ajudar a alavancar o site.

Como as postagens nos blogs ajudam a alavancar sites? Por meio do SEO, que falando de forma resumida, é um sistema de otimização que vai ranquear seu site, ou seja, mostrar em qual posição ele será exibido no site do Google. A utilização frequente de palavras chaves fortes, palavras do momento, a forma em que estas estão destacadas em seu site fazem total diferença quando falamos de SEO.

Uma tática bem interessante é a de usar o Google Trends, onde você conseguirá ver as buscas que estão em evidência naquele momento e, aproveitando isso, fazer postagens utilizando aqueles termos. Com isso seu site tem ainda mais chances de ficar em evidência.

Introduza os aplicativos de delivery

Com o avanço da tecnologia, pedir comida por aplicativos como IFood e Rappi se tornou muito mais recorrente
Com o avanço da tecnologia, pedir comida por aplicativos como IFood e Rappi se tornou muito mais recorrente

Hoje em dia a utilização de aplicativos de delivery é extremamente alta. Com o avanço da tecnologia, pedir comida por aplicativos como iFood e Rappi se tornou muito mais recorrente, hoje é quase uma obrigação que um restaurante que queira crescer ter seu nome anunciado em qualquer um destes apps.

A base de clientes é extremamente grande, por isso, ter seu perfil lá fará com que seu restaurante ganhe visibilidade e alguns pedidos também! Se for o caso, também é possível investir em um app próprio para pedidos de delivery, mas para isso sua base de clientes tem que estar consolidada!

Utilize os influenciadores corretos

Utilizar marketing de influência é a moda do momento, mas se efetuada de forma errada, você ficará frustrado e sairá falando por aí que “contratar influenciadores não adianta de nada”, sendo que na verdade funciona sim, basta saber escolher!

Quando vamos contratar um influenciador, temos que saber se a quantidade de seguidores dele é real (muitos utilizam bots para ganhar milhares de seguidores), se o perfil dele combina com seu restaurante (seria estranho ver uma influenciadora vegetariana divulgar uma churrascaria, não?) e, principalmente, quem é o público que segue aquele influenciador.

Às vezes, é provável que você tenha escolhido um influenciador com perfil aderente ao seu negócio, com seguidores reais, mas que estes não sejam o público que você quer atingir. Portanto, busque saber sobre onde a maioria destes seguidores estão localizados, qual a faixa etária deles, classe econômica, gostos e afins. Se um influenciador não souber nem tiver estes números, ele não estará apto a fazer uma publi, afinal o intuito desta é alcançar um público específico!

Tenha paciência!

Já adianto por aqui que, se você não tiver disposição para trabalhar o marketing digital de seu restaurante, contrate alguém para fazer isso
Já adianto por aqui que, se você não tiver disposição para trabalhar o marketing digital de seu restaurante, contrate alguém para fazer isso

Esta dica fica por último, mas consideramos a mais importante de todas: Tenha paciência, o marketing digital não funciona em 24 horas!

Já adianto por aqui que, se você não tiver disposição para trabalhar o marketing digital de seu restaurante, contrate alguém para fazer isso, pois será um trabalho cansativo e que os resultados podem começar a vir meses depois em alguns casos. Ter paciência para estudar públicos, seus gostos, criar públicos-alvo, interações nas redes e afins demanda um tremendo tempo e disposição, mas vale muito a pena!

Seguir estas dicas à risca podem te ajudar a ganhar mais clientes e ter uma melhor reputação do seu restaurante, mas nunca se esqueça de que, por mais que o marketing seja bem feito, o que vai ganhar o cliente é a satisfação com o produto!