Isso mesmo! Para toda essa tecnologia, é preciso ter um começo, e aqui vamos conversar sobre o primeiro site que teve a sua estreia na web há 30 anos atrás.
O cientista Tim Berners-Lee lançou no dia 06 de agosto de 1991, o seu primeiro site. Mas antes disso, ele já tinha criado o famoso “WWW” – World Wide Web.
O fato deste site ter sido lançado, impactou positivamente na visão de informática e comunicação, onde atualmente, tudo se refere a pesquisa da web. Vamos conhecer um pouco mais.
Tim, nasceu no dia 08 de junho de 1955, em Londres. Atualmente, com seus 66 anos ele é físico e cientista da computação, ele ficou muito famoso depois que criou a famosa sigla “www”.
Após completar a sua graduação em física, 4 anos depois, Tim começou a trabalhar na CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), que foi onde criou o seu primeiro site e se desenvolveu no ramo da computação.
Tim, criou um site que estreou a web no ano de 1991, e por mais simples que pareça, foi partindo daí que novos desenvolvimentos tecnológicos puderam se juntar.
A “www” é um sistema que foi criado pelo britânico cientista Tim Berners-Lee, com o intuito de ser um meio de pesquisa e comunicação entre os outros colegas. Para a definição desse conceito, foram apresentadas duas propostas, mas somente a última foi concretizada.
Esse projeto está envolvido em um tipo de hipertexto, onde todos os navegadores podem ter o acesso a um tipo de site ou documentos.
Portanto, o objetivo era tentar montar um conjunto de navegadores que fosse de fácil acesso ao público, e um meio mais rápido para a busca de alguma informação.
O nome “The project” foi designado ao primeiro site que foi ao ar na web de Tim Berners-Lee no ano de 1991, onde a programação funcionava como uma ideia de “hipertextos”.
O The Project foi desenvolvido quando Tim ainda estava na CERN, e o intuito era o desenvolvimento desse tipo de programação portanto, a página tinha disposto diversos links, onde direcionava a todos por respostas/questões mais rápidas.
As questões se davam por exemplos de: “Como posso ajudar?”, e assim por diante, e que através dos hipertextos as pessoas pudessem clicar nos links e serem redirecionadas as respostas específicas. Além do mais, o site ainda permanece no ar.
Tim Berners-Lee, é considerado como o “pai” da web, que por meio de programações dos hipertextos, ele conseguiu tornar a linguagem dessa comunicação virtual, ainda mais fácil.
Além da CERN, ele também trabalhou em outros projetos que conseguiu desenvolver ótimos trabalhos, como o Enquire por exemplo, que foi uma extensão de seu investimento nesses processos de linguagem de programação.
Graças ao início desse projeto, Tim conseguiu tornar a web um canal de diversos servidores, onde que por meio de links pudessem ser redirecionadas à página da web que deseja. Ele fez de uma complexa comunicação, se tornar algo útil, fácil e prático para todos.