O Uruguai foi o primeiro país da América Latina, a ser escolhido para estrear o e-up!, novo carro elétrico da Volkswagen. Segundo a marca, o país é o que mais apresenta infraestrutura dessa nova tecnologia.
Com a iniciativa de diversas empresas, daqui a alguns anos, poderemos ver apenas carros elétricos, e materiais feitos de modo sustentável, onde todas as etapas de fabricação estarão de acordo com as normas ecológicas.
Outras marcas também desenvolveram carros totalmente elétricos, como o novo SUV da Volvo, e a marca Porsche também está trabalhando para fabricar somente os veículos recarregáveis.
Basicamente alguns padrões podem ser alterados, e você vai sentir essa diferença na hora que estiver dirigindo. Com os veículos elétricos, não precisará dar a partida, já que uma junção de botões vai dar o comando para o carro começar a andar.
Os carros elétricos, não funcionam a base de gasolina ou diesel, mas sim por baterias que são recarregáveis, e precisará existir várias estações espalhadas pelo mundo para carregar o seu veículo.
Alguns veículos, ainda dispõe a opção de uma bateria que aguenta uma carga maior, e consequentemente seu carregamento acaba sendo mais rápido. Além disso, é preciso de acordo com testes, fornecerem a estimativa de quantos quilômetros o carro pode andar com 100% de bateria.
“O VW e-up! é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada, em 2019, com o híbrido plug-in VW Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca VW totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses. Mas vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização. O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
A energia acumulada, ficará em uma caixa de proteção que fica dentro do capô do veículo, assim quando existir algum tipo de colisão, ela consegue ser espalhada proporcionalmente.
Alguns sistemas podem se tornar automáticos também, como os freios por exemplo, que em alguns modelos mais novos de carros esportivos já são acionados automaticamente quando detectam alguma intercorrência na pista ou em alta velocidade.
A empresa afirma que, a meta é ficar neutra em carbono até o ano de 2050, e que para chegarem nesse objetivo, o caminho é começar com a eletrificação, que nada mais é do que o futuro do mundo todo.
Outras empresas também estão com a iniciativa de uma descarbonização, seja com carros elétricos, ou com materiais que em seu meio de produção, não emitem esses gases poluentes à atmosfera.
Os planos da VW não param por aí, além da criação de veículos elétricos, eles também estão investindo na utilização de biocombustíveis, e na liderança de um centro de pesquisa e desenvolvimento de como utilizar a tecnologia para obter como resultado a energia limpa através desses materiais.
Portanto, os estudos e pesquisas vão cada vez mais afundo no assunto de biocombustíveis, energia limpa e sustentabilidade, que está em um futuro não tão distante.
O novo modelo apresenta uma autonomia inacreditável, com uma bateria de 32,3 kWhv, percorrendo basicamente 260 km. Alguns desses valores podem ter pequenas alterações de acordo com a condução do motorista.
Sua velocidade máxima é de 130 km/h, entregando uma potência aproximada de 83 cv, chegando com um torque de 11,6 kgfm. O sistema que aciona o andar/parar do veículo, acaba sendo mais brusco em sua movimentação, com isso o motorista pode demorar um pouco para se acostumar.
Em questões de direção, pode se tornar um pouco mais fácil a condução, já que a gravidade se encontra exatamente no meio central do veículo. Ele apresenta 5 modos para recuperar a energia do carro, e 3 novas formas para conduzi-lo.
A energia, consegue ser recarregada rapidamente, pois assim que ligado em uma estação de carregamento, será necessário apenas 1 hora para conseguir chegar a 80%. Além disso, o veículo conta com aplicativos que permitem ao condutor executar algumas funcionalidades, como ar condicionado, consultar informações e consumo, entre outros.