O preço do combustível tem-se tornado um dos assuntos mais falados entre os brasileiros, e muitos estão se perguntando que carro comprar em função do consumo. Quer saber qual é o carro mais econômico do Brasil?
Bem, o grande vencedor nessa modalidade foi o Chevrolet Onix Plus. Isso mesmo, com a participação de mais de mil modelos, O Inmetro divulgou que o modelo de motor aspirado foi o vencedor da edição 2021 do Programa Brasileiro de Etiquetagem.
O Inmetro divulgou o resultado da edição 2021 do Programa Brasileiro de Etiquetagem. O grande vencedor entre os modelos com motor aspirado foi o Chevrolet Onix Plus, considerado pelo Instituto como o mais econômico, tanto com etanol quanto com gasolina.
O sedã da fabricante norte-americana também foi o mais econômico na categoria dos modelos com motor turbo. Com certeza o número de vendas do modelo vai subir bastante agora, ainda mais considerando o preço do combustível nas alturas como estamos vendo ultimamente.
Qual terá sido o motivo do Chevrolet Onix ter sido o modelo com melhor consumo? Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul, nos explica de forma objetiva:
“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção”.
“O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática”.
Interessante notar que esse motor do Onix Plus pertence a uma nova família de motores da Chevrolet que estão equipando outros modelos, como o Onix Hatch e a Tracker turbo. Não é o mesmo motor, mas sim a mesma tecnologia aplicada em cada um deles.
A Chevrolet, desde o lançamento da segunda geração do Cruze, vem trabalhando arduamente no sentido de “massificar” o uso de motores turbos no mercado nacional em detrimento dos aspirados.
Mas não é apenas o Onix que merece elogio ao baixo consumo de combustível. Na verdade, a Chevrolet conta com outros modelos que também se destacam entre seus concorrentes justamente por essa prerrogativa: o baixo consumo de combustível.
Pode-se dizer que desde a S10 até o Camaro, em suas respectivas categorias evidentemente, são modelos que consomem menos combustível do que a concorrência, o que é ótimo para o Meio Ambinte.
“A meta da GM é ser uma empresa neutra em carbono até 2040. Estamos conseguindo reduzir drasticamente a emissão dos nossos veículos a combustão e investimos forte no desenvolvimento dos elétricos de zero emissão”, dia ainda o diretor Fanucchi.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem já existe há mais de 10 anos. Coordenado pelo Inmetro, conta com a parceria do Conpet, Ibama, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente e Cetesb.
Entre os critérios adotados, estão o consumo de combustível, eficiência energética e classificação do veículo e missões de CO2. Essas métricas geram um resultado que servem de referência para que o consumidor tome uma decisão consciente no momento de adquirir seu veículo.