Você já́ conhece a Digital Garage VW? Esta plataforma, elaborada pela empresa Volkswagen, é completamente voltada aos fãs da marca, oferecendo um espaço para que os mesmos possam comercializar cards em NFT de maneira segura. A partir do dia 14 de junho de 2022, a plataforma estará disponível para o uso.
Fabio Rabelo, Head de Digitalização Região América Do Sul & Business Transformation Office, afirma que com a iniciativa, a empresa visa incentivar e dar oportunidade aos usuários, para que os mesmos explorarem as criptomoedas e entendam melhor toda a evolução que o conceito da Web3 (tecnologia que incorpora conceitos como descentralização e a economia é baseada em tokens) traz.
A sigla “NFT” significa “Non-Fungible Token”, ou seja, token não fungível. Sendo assim, trata-se de um item qualquer (uma música, imagem, vídeo, etc) junto a um “smart contract” (contrato criado para facilitar uma negociação virtual com criptomoedas), garantindo sua autenticidade, e por este motivo, é considerado “não fungível”. Além disso, os NFTs são bens digitais, ou seja, não-corpóreos. A diferença entre estes e as criptomoedas é que os NFTs não podem ser intercambiáveis, isto é, trocados por outros.
Desenvolvida pela empresa Volkswagen a fim de criar um mercado secundário e seguro, a plataforma funciona como um marketplace que possibilita a compra e venda dos itens oferecidos pela mesma. Cada colecionador tem uma garagem virtual onde são armazenados os cartões comprados por eles, por isso leva o nome de “Digital Garage”. Os cards podem ser colecionados ou vendidos pelo preço que os compradores quiserem.
Diretamente na plataforma da Digital Garage, em primeiro lugar, o usuário terá de se cadastrar. Depois, o mesmo está apto para conhecer os cardos Volkswagen. Os cartões são divididos em três coleções: Hero, Premium e Legend, indo das mais comuns até as mais raras. A coleção “Hero” dispõe da maior quantidade de itens, sendo considerada a mais comum. A “Premium”, possui cartas mais especiais e com chances mais restritas de saírem em um pacote. Já a coleção “Legend” contém os modelos mais raros, já que a quantidade de cardos é menor.
Todos os cartões possuem ilustrações dos modelos mais icônicos dos carros produzidos pela Volkswagen, e as coleções são organizadas de acordo com o nível de raridade dos veículos.
O usuário obtém os cards de maneira aleatória: são oferecidos pacotes das coleções disponíveis, onde cada um deles contêm um número determinado de cartas daquela coleção. Depois de selecionado o pacote, o usuário será direcionado para a aba de pagamento, onde o mesmo deverá inserir os dados solicitados. Depois disso, o pacote será armazenado na garagem de seu dono, onde poderá ser aberto. Depois de revelado, o consumidor poderá conferir sua propriedade na blockchain (empresa de serviços financeiros de criptomoeda), e então, será capaz de negociar os cards com outros colecionadores.
Para conferir os cartões já anunciados por outros usuários, é preciso acessar a aba “mercado” da plataforma, onde o colecionador poderá pesquisar pelo item desejado. Para isto, também é possível refinar suas buscas utilizando os filtros de pesquisa que o software dispõe.
Todas as transações feitas dentro da plataforma serão realizadas em criptomoeda (USDC – stabecoin, um tipo especial de moeda digital que são mais estáveis). Para aqueles que são iniciantes na Web3, a empresa resolveu criar um guia dedicado a elas, onde existe um passo a passo didático que detalha a criação de uma carteira virtual.
*Com informações da Volkswagen e Digital Garage VW.