Admiradores do céu e seus astros podem observar um evento raro nesta semana: a passagem do cometa verde C/2022 E3 (ZTF).
Este é um momento único, pois a passagem do corpo celeste ocorre apenas uma vez a cada 50 mil anos.
Para ver ele, é necessário estar em um local escuro. Isso porque o brilho do cometa é considerado fraco e está no limite do que o olho humano pode captar.
Como a Lua está em fase crescente, seu brilho pode ser um obstáculo. Para ter uma visão mais clara, é indicado o uso de um binóculo, mas ainda é possível vê-lo sem o auxílio de instrumentos ópticos.
Devido ao fato de que a posição do cometa mudar constantemente de uma noite para outra, é recomendável recorrer a tecnologia para visualizá-lo.
Há aplicativos gratuitos, tais como o Stellarium e o Star Walk, que permitem ver a posição dos astros no céu e determinar para onde olhar.
Eles são uma ferramenta útil para os apaixonados por astronomia que desejam ver o cometa com clareza.
De acordo com EarthSky, o cometa gelado se aproximará da Terra entre 1º e 2 de fevereiro, a cerca de 42 milhões de km de distância. Pode ser visto como uma mancha verde fraca perto da estrela Polar à noite.
De acordo com a NASA, é visível no céu da manhã para observadores do hemisfério norte em janeiro e para o sul no início de fevereiro. Em céus escuros, pode ser visto a olho nu no final de janeiro, dependendo de seu brilho. Pode ser identificado por sua cauda de poeira e partículas energizadas, bem como por uma nuvem verde brilhante.
Essa nuvem é formada ao redor do cometa ao passar perto do Sol, fazendo com que o gelo se transforme em gás, o que torna o cometa embaçado quando visto através de telescópios.
*Com informações da Nasa, Fusne, Wikipédia, EarthSky e GovBr.