Se você é daqueles que ama raspar a pedaleira, precisa conhecer o novo lançamento de pneus da Pirelli, o Diablo Rosso IV. A adrenalina não pode correr só no sangue, precisa se converter em equipamentos de qualidade que proporcionem o máximo desempenho dos competidores.
Mas para quem foi projetado o Diablo Rosso IV? Antes de mais nada, para quem ama raspar a pedaleira, mas não quer abrir mão de um pouco de segurança – se bem que seja difícil dizer segurança numa modalidade tão agressiva.
A Pirelle está levando os fãs de superbikes à loucura com seu mais nono lançamento, que ocorreu no dia 26 de agosto de 2021. O evento teve lugar no famoso Circuito Panamericano, e a gama de pneus de alto desempenho deu um verdadeiro show.
O Diablo Rosso IV foi feito para aqueles motociclistas que amam uma pilotagem mais dinâmica – e que não tem muito juízo na cabeça, brincadeira – e proprietários de superesportivas, hypernakeds e aquelas que exigem um altíssimo nível de aderência a diversos tipos de solos e condições climáticas.
Só não dá pra dizer que o Diablo Rosso IV está grudado no chão, porque aí a diversão acabaria. Mas que a nova gama de pneus da Pirelli surpreendeu com seu nível de aderência, isso não dá pra discutir.
Saber um pouco de história sempre é interessante, alarga os horizontes do nosso conhecimento, é o melhor investimento que alguém pode fazer em si mesmo. Para manter vivo esse princípio, vamos conhecer um pouquinho como nasceu a família de pneus Diablo, e mais especialmente a Diablo Rosso.
A introdução da família de pneus Diablo no mercado automobilístico aconteceu no ano de 2002, há quase vinte anos – como o tempo passa – e ajudou muitos pilotos a conquistarem vitórias nas mais prestigiadas competições ao redor do globo. Foi uma grande aquisição dos veículos de duas rodas dedicados ao alto desempenho.
De lá pra cá a fabricante não fez senão melhorar o seu produto. Assim, em 2008 nasceu o Diablo Rosso, feito especificamente para máquinas de estrada com inclinação esportiva. O sucesso foi tamanho que no primeiro ano mais de 5 milhões de unidades forma vendidas.
Ficou claro para a Pirelli que o público tinha aceitado de forma entusiasmada a sua nova gama de pneus. A companhia investiu mais tempo e recursos no aprimoramento do produto. Isso deu origem aos Diablo Rosso III, o Diablo Rosso Corsa II e o Diablo Rosso Scooter. E agora chegou o Diablo Rosso IV.
Mas a perguntar que você está se fazendo desde que começou a ler esse texto, e que o redator se empenha em adiar, é a seguinte: para quem é o Diablo Rosso IV? Ou seja, quem é o público a quem ele está destinado?
Em primeiro lugar, se você não for exigente, detalhista, aquele cara chato que reclama de tudo e encontra pelo em ovo, não precisa continuar a leitura, porque neste caso o Diablo Rosso IV não é pra você.
Mas, se você quer um produto de altíssima qualidade, que entrega exatamente o que promete, e que vai te deixar com a pedaleira ainda mais próxima do asfalto, então você é o público que a Pirelli tinha em mente quando idealizou o Diablo Rosso IV.
Vamos parar de lengalenga, os proprietários de superesportivas e hypernakeds, que amam encostar a joelheira no chão nas lindas curvas fechadas de nossas estradas, ou se você participa de competições em circuitos fechados aos finais de semana – seja por profissão ou diversão – esse produto é para você. Você é o público alvo do Diablo Rosso IV.
Se você chegou até aqui, é porque já deu o segundo passo e fez a pergunta: qual a vantagem do Diablo Rosso IV para mim? Porque eu devo comprá-lo e instalá-lo na minha superbike?
A prática do motociclismo costuma ser vista – não sem tanta razão – como algo extremamente perigoso. Não vamos dizer aqui simplesmente que isso é mentira. Mas podemos dizer que os riscos são controlados, não se trata de uma demência coletiva, mas sim de um esporte – como tantos outros – que traz consigo seus riscos e perigos.
A adrenalina faz parte do motociclismo. Quem inicia pelas vias do esporte de duas rodas ama aquela sensação de aventura, de vento batendo no rosto, de brigar e dominar a máquina sobre a qual está montado. Algumas pessoas simplesmente são assim.
Contudo, dentro de um certo limite do razoável, essa paixão pela aventura – quase uma espécie de heroísmo – deve ser equilibrada por medidas de segurança, tanto mais necessárias e indispensáveis, quanto maior são os riscos que o esporte traz consigo. Por isso é tão importante que a tecnologia avance nesse sentido, daí nasceu o Diablo Rosso IV.
Suas principais vantagens são: a máxima aderência durante a frenagem, aderência lateral – curvas – perfeita durante a inclinação e tração provocada pela aceleração, um feedback preciso e instantâneo para o piloto e um alto nível de desempenho no asfalto, seja ele seco ou molhado.
Em particular esse perfeito equilíbrio de resposta em piso seco e molhado se deve graças à tecnologia “Full Silica”, um composto exclusivo desenvolvido justamente para proporcionar essa aderência perfeita. Seu desenho foi aprimorado para melhorar o escoamento da água, o que deixou o conjunto sensacional.
Se você está convencido de que o Diablo Rosso IV é para você, confira as medidas nas quais ele vai estar disponível ainda em 2021 e garanta um novo calçado para sua amiga de duas rodas. Ele vai te trazer muita felicidade, você vai ver.
Frente:
Traseira: