Há quem almeja como uns dos pontos principais nos carros a versatilidade dos porta-malas, pois tem prioridades em transporte de carga grande e volumosa em veículo de passeio.
Quem busca um compartimento isolado da cabine e de proporções bem amplas, certamente preferem os veículos sedãs. Porém, os hatches e SUVs geralmente oferecem maior flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis.
Com a sofisticação do automóveis atualmente, há modelos que oferecem itens extras para complementar o porta-malas, como ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas, além de bolsa organizadora, rede porta-objetos e tapete de bandeja impermeável.
O espaço de um porta-malas é definido por seu volume, ou seja, sua capacidade em litros. A medição é feita de forma padrão, regulado pela norma internacional ISO 3832, que consiste em medir de forma virtual e depois de forma física, utilizando blocos de madeira ou isopor de tamanho 20 x 10 x 5 cm, o que equivale a 1 litro. O sistema VDA, como é chamado, os blocos são devidamente acomodados no compartimento de carga, computando assim a sua capacidade.
Em modelos como hatches e SUVs, os blocos vão só até a altura dos vidros, e para saber o volume com os bancos rebatidos, a regra é encaixar os cubos até o teto. Já nos modelos como picapes a capacidade da caçamba é medida usando uma lona no seu interior e enchem tudo com água.
Um teste feito pela Chevrolet no Campo de Provas da GM, em Indaiatuba, mostrou que no seu modelo Onix coube exatos 303 blocos de um litro no porta-malas, ou seja, 303 litros, já na versão sedã, essa capacidade subiu para 500 blocos.
Para concluir, na hora de guardar as coisas no porta-malas, lembre-se de posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro empinem.
Se as cargas tiverem densidade semelhante, escolha acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. E por fim, o peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.