É obrigação do entregador iFood levar o pedido até o apartamento?

Sempre que possível, desça para receber o pedido, pois isso agiliza o trabalho dos entregadores, que precisam finalizar a entrega atual antes de pegar um novo pedido. Além disso, muitas vezes o/a entregador/a não pode subir por falta de estacionamento para sua bicicleta ou motocicleta na rua.
Publicado em Dicas dia 9/03/2023 por Alan Corrêa

É obrigação do entregador levar o pedido até o apartamento? Entenda as regras dos apps. Ao receber um pedido em um prédio, é comum surgir a dúvida se o entregador do iFood deve subir até o apartamento para concluir a entrega. Qual é a política nesse caso?

Descer para receber o pedido em vez de pedir para o entregador subir até o apartamento é uma atitude que não só agiliza a entrega, mas também demonstra respeito pelo trabalho do entregador ou entregadora.

O iFood, plataforma de entregas, também já se posicionou sobre o assunto e afirmou que os entregadores não têm a obrigação de subir até o apartamento do cliente. No entanto, a empresa ressalta a importância da sensatez e compreensão tanto do entregador quanto do cliente nessa situação.
O iFood, plataforma de entregas, também já se posicionou sobre o assunto e afirmou que os entregadores não têm a obrigação de subir até o apartamento do cliente. No entanto, a empresa ressalta a importância da sensatez e compreensão tanto do entregador quanto do cliente nessa situação.

“Não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas recomendamos que os clientes desçam para receber o pedido”, comenta Juliana Pencinato, head de Driver Safety do iFood.

É importante lembrar que o entregador só pode fazer a próxima entrega após finalizar a anterior. Essa prática também traz mais segurança para todos os envolvidos, uma vez que evita que o entregador precise subir escadas ou entrar em elevadores.

Além disso, é uma gentileza simples que podemos fazer no nosso dia a dia para valorizar o trabalho do profissional que está prestando o serviço.

Existem outras atitudes que também podem ser tomadas para ser gentil com quem traz o seu pedido, tais como dar uma gorjeta, ser educado e cordial, ser claro nas instruções de entrega, agradecer e avaliar o serviço.

Muitos moradores de apartamentos e entregadores se perguntam até onde o profissional deve levar a encomenda. No entanto, de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), não existe uma lei que defina se o entregador deve ir até a porta dos clientes em edifícios ou se deve parar no portão do prédio.
Muitos moradores de apartamentos e entregadores se perguntam até onde o profissional deve levar a encomenda. No entanto, de acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), não existe uma lei que defina se o entregador deve ir até a porta dos clientes em edifícios ou se deve parar no portão do prédio.

Se você ficou satisfeito com o trabalho do entregador ou entregadora, é possível demonstrar a sua aprovação e reconhecimento dando uma avaliação positiva no aplicativo do iFood e deixando um feedback positivo para o profissional.

É possível, inclusive, utilizar a função do “joinha” disponível na plataforma para indicar que o serviço foi de qualidade. Essa atitude pode ajudar outros usuários a escolherem bons profissionais e ainda contribuir para a valorização do trabalho do entregador ou entregadora.

5 maneiras de ser gentil na hora de receber a entrega

Se você mora em um prédio, pode ter dúvidas sobre se o entregador deve ou não subir até o seu apartamento para entregar o pedido. Segundo Juliana Pencinato, head de Driver Safety do iFood, não há obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos, mas é recomendado que os clientes desçam para receber o pedido.

Sempre que possível, desça para receber o pedido, pois isso agiliza o trabalho dos entregadores, que precisam finalizar a entrega atual antes de pegar um novo pedido. Além disso, muitas vezes o/a entregador/a não pode subir por falta de estacionamento para sua bicicleta ou motocicleta na rua.

Não deixe o/a entregador/a esperando. Acompanhe o status do pedido pelo mapa do aplicativo e prepare-se para receber o pedido assim que ele chegar, sem atrasar o/a profissional.

Não se esqueça de informar o código de entrega ao receber o pedido, pois isso é uma medida de segurança para todos. Se houver algum problema com o código de confirmação e a entrega, você pode solicitar ajuda no aplicativo e o iFood irá trabalhar para entender o que aconteceu.

Seja gentil e cumprimente o/a entregador/a com um bom dia, boa tarde ou boa noite. Isso fará toda a diferença e certamente deixará o dia de quem está trazendo sua comida ou compra mais alegre.

Mostre sua satisfação pelo trabalho do/a entregador/a, avaliando-o no aplicativo do iFood e deixando um joinha. Isso irá incentivá-los a continuar fazendo um bom trabalho.

*Com informações do iFood.