Você com certeza já ouviu falar da Netflix. Essa plataforma de streaming possui mais de 20 anos de carreira, e atualmente é conhecida como um dos gigantes do entretenimento e desperta curiosidades como: em que ano a Netflix foi lançada? Quem é o dono da Netflix no Brasil?
Com um gigantesco catálogo de filmes, séries, documentários, realitys, entre outros, a “vermelhinha” é responsável por proporcionar um cinema na casa de cada consumidor, entregando entretenimento por um custo baixíssimo. Além disso, a plataforma também foi uma das primeiras a investir em produções próprias, ou seja, séries e filmes originais da Netflix.
É fácil perceber que a empresa Netflix é uma das maiores em todo o mundo quando o assunto é lazer e entretenimento, mas será que foi fácil chegar até aí? Como foi a trajetória da Netflix ao longo de todos esses anos?
Tudo começou em 1997 na Califórnia, EUA. Reed Hastings, graduado em matemática e mestre em inteligência artificial, decide inaugurar sua primeira empresa, a Pure Software, que não deu certo.
Tempos depois, o mesmo decide investir em uma outra startup: a Atria Software, que era encarregada de identificar bugs e controlar softwares. Pouco tempo depois, Marc Randolph, especializado em vendas e publicidade, decide se associar à startup de Hastings, e posteriormente, este viria a se tornar presidente de marketing da empresa. Os dois sócios possuíam princípios em comum, e ambos apostavam na internet como o futuro do mundo, e estavam corretos.
No início, os sócios apostaram no empreendimento de locação de filmes, que na época estava em alta no mercado e gerava muito lucro. Porém, esta locadora, diferente das demais da época, resolveu apostar em uma ideia visionária e pouco popular: o aluguel de filmes pela internet e recebimento no endereço desejado.
Já em 1999, uma outra estratégia foi instaurada: a assinatura mensal, onde os clientes poderiam pagar uma taxa fixa todo mês e aproveitar de todos os benefícios que a locadora poderia oferecer durante esse período de tempo, sem se preocupar com os atrasos ou taxas. Na mesma época, muitos investidores ficaram interessados na compra da empresa, como o Jeff Bezos, CEO da Amazon, mas todas as propostas foram recusadas.
Já em 2002, Randolph deixou a empresa e passou o cargo de CEO para Hastings, alegando que preferia trabalhar na plataforma quando era apenas uma startup. Tempos depois Randolph passou a atuar no ramo de investimentos e foi cofundador de uma empresa de software. Em 2007, algumas formas de entretenimento mudaram e a Netflix teve de se adaptar a isso: streaming em vídeo. Sendo assim, os DVDs começaram a entrar em desvalorização enquanto os vídeos se popularizaram. Nesta época o valor do plano mensal era de US$ 16,99.
Pouco mais a frente, entre os anos de 2010 e 2015, a empresa começou a dar seus primeiros passos para uma expansão global, estreando seu serviço pela primeira vez fora dos Estados Unidos e desta vez no Canadá. Depois, seus serviços alcançaram a Europa, e pouco a pouco foram alcançando mais e mais regiões. Em 2015 foi a vez de outros continentes como Oceania e Ásia. Nesta época, a empresa já havia conquistado o marco de 32 milhões de usuários nos Estados Unidos e cerca de 10 milhões ao redor de todo o mundo.
A entrada da plataforma no Brasil se deu em 2011,e inicialmente, a assinatura mensal chegava a 15 reais. Porém, a mesma ainda não havia conquistado sua popularidade na região devido ao costume do brasileiro com os serviços televisivos comuns. Porém, com o passar do tempo e avanço da tecnologia, mais pessoas foram aderindo a este novo meio de entretenimento, e no ano de 2015 a plataforma já possuía mais de um bilhão de reais em faturamento, ultrapassando os números da TV aberta.
Parte disso só foi possível graças aos contratos da Netflix com estúdios grandiosos de filmes e séries, como: Paramount Pictures, BBC, Sony Pictures, ABC Television, Disney, entre outros. Atualmente boa parte desses estúdios possuem seu próprio canal de streaming ou fizeram parcerias com outras plataformas, sendo assim, estes contratos já foram rompidos. Até março de 2017, a Netflix já possuía um lucro de 2,64 bilhões de reais apenas no Brasil, devido aos mais de 94 bilhões de assinantes por todo o país.
A maior parte da fama da Netflix vem de seus filmes, séries e até documentários de produção própria. Muitas das séries mais assistidas e famosas do mundo são originais da Netflix, e isso atrai cada vez mais clientes, além de evitar que a empresa entre em falência mesmo que grandes estúdios cortem contratos com a plataforma. Alguns exemplos de produções originais são: Stranger Things, Bridgerton, The Umbrella Academy, Orange Is The New Black, The Crown, Peaky Blinders, Dark, Round 6, Sex Education, entre outras.
Estas produções foram responsáveis por colocar a vermelhinha onde conhecemos hoje. Em 2014, a empresa foi indicada 31 vezes ao Emmy, já em 2018, a mesma recebeu um total de 112 indicações, sendo que 23 destes destes prêmios foram levados para casa.