Entenda as principais diferenças entre um motor V e um motor em linhas

Às vezes a dúvida surge na hora de comprar aquele carro com uma potência maior e que atenda às suas demandas. Devido a isso é preciso saber quais são os fatores que permitem os veículos serem mais potentes.
Publicado em Auto dia 26/07/2021 por Alan Corrêa

Às vezes a dúvida surge na hora de comprar aquele carro com uma potência maior e que atenda às suas demandas. Devido a isso é preciso saber quais são os fatores que permitem os veículos serem mais potentes.

Um veículo precisa de vários componentes conversando entre si, para entregar ou fazer funcionar aquilo que o consumidor espera, portanto você tem a opção de comprar carros esportivos, ou para aqueles que irão participar de arrancadas.

Não só por esses fatores, também é preciso adquirir um veículo com uma potência boa, que além de garantir um ótimo funcionamento, você já sabe que essa área talvez não tenha problemas por um bom tempo. Vamos então entender quais são as diferenças entre esses dois tipos de motores, e quais são os fatores que determinam uma potência em um veículo.

O que é um motor em V?

Motor V12 de Fórmula 1 de 1991 (Morio / Wikimedia)
Motor V12 de Fórmula 1 de 1991 (Morio / Wikimedia)

Como o próprio nome já diz, o motor em V é aquele que mantém os cilindros no formato da letra V. “Ah mas isso acontece só por conta da forma dele?” Não, vamos explicar o porquê.

Como falamos acima, nesse caso os cilindros ficam dispostos de forma alternada, lembrando a letra V. Além dele ser otimizado na potência e no seu tamanho, ele pode ser utilizado em diversos quesitos.

Geralmente, ele pode ser utilizado em veículos de carga, navios e aviões, e apesar de ser menos comum, também podem estar presentes em caminhões.

Eles possuem um barulho que chega a ser inconfundível do seu ronco, e com a sua disposição em V, também fica mais fácil na hora da manutenção. Um lado ruim, é que eles gastam bastante combustível, por conta das explosões dos cilindros, em vias de melhorar esse quesito, algumas empresas começaram a investir em compressores, que podem tornar o veículo mais econômico.

O que é um motor em linha?

Motor de seis cilindros em linha da Honda CBX 1000 (Stahlkocher / Wikimedia)
Motor de seis cilindros em linha da Honda CBX 1000 (Stahlkocher / Wikimedia)

O motor em linha, pode ser o mais comumente conhecido, já que eles se dispõem um da frente do outro, normalmente são dispostos quatro deles, em cada veículo, ocupando um espaço maior.

Da mesma forma que os cilindros em V, o motor em linhas também precisa de explosões para ativar as outras estruturas e fazer com que o carro se movimente. Seu uso é comum em veículos populares, e também acaba sendo mais utilizado por apresentar peças de manutenção mais práticas e baratas de trocar.

Um outro ponto do motor em linhas é que, por se dispor nesse formato, eles acabam trocando mais calor, e com isso, o sistema tende a aquecer ainda mais rápido.

Qual é mais potente?

Motor Ferrari
Motor Ferrari

Agora que você já sabe o que é um motor em linha e um motor em V, vamos entender qual deles possui uma potência maior e por quê isso acontece. Lembrando que vários componentes de um veículo também interferem nesse quesito.

O motor em V é mais potente do que o que se dispõe em linhas, então ele otimiza mais espaço e também é caracterizado como um carro compacto, ou seja, com um capo mais baixo, e isso faz com que o veículo tenha uma aerodinâmica melhor e mais distribuída, consequentemente melhorando a potência.

Um outro fator é que, os cilindros não ficam tão perto um do outro, e isso faz com que eles possam se resfriar mais rápido e fornecer um maior tempo de trabalho, e uma melhor potência.

Como falamos acima, o motor V permite que o veículo tenha um aspecto mais aerodinâmico, e isso traz uma influência importante sobre o centro da gravidade no veículo, e isso traz mais estabilidade para si mesmo.