Entenda o que é a verificação de duas etapas do Google

Você já deve ter visto isso em alguma de suas contas do Google a verificação em duas etapas para acessar a conta. Pois é, pode parecer algo desnecessário e até meio chato, mas com certeza aumenta a segurança das suas contas.

Internet
Publicado em 4/11/2021 por Alan Corrêa
Entenda o que é a verificação de duas etapas do Google

Por causa disso, o Google vai ativar verificação de duas etapas em mais de 150 milhões de contas em 2021. Para a empresa, a proteção dos usuários é algo da maior importância.

Google ativará a verificação em duas etapas

O Google disse que vai ativar a verificação em duas etapas (2SV, em inglês) de forma automática em mais de 150 milhões de contas em 2021. Ao fazer uma campanha desse porte a empresa pretende impedir ou inibir os ataques cibernéticos.

Esse procedimento também será exigido aos dois milhões de criadores do YouTube. A plataforma considera que essa prática é fundamental para a segurança, mas para facilitar a adaptação dos usuários simplificou o método: o Google manda uma mensagem para o celular solicitando que ele comprove a própria identidade, o que se faz por meio de um clique.

Verificação de duas etapas do Google
Verificação de duas etapas do Google

Quem são os usuários selecionados?

Você deve estar se perguntando quem serão os usuários selecionados para essa verificação de duas etapas. Num primeiro momento, só são elegíveis para entrar nesse processo as contas que utilizam mecanismos de backup.

Se quiser saber se suas contas estão configuradas com esses mecanismos, para estarem aptas a serem selecionadas pelo Google, basta entrar em “Verificação de Segurança do Google”.

Porque a verificação em duas etapas?

Mas porque é tão importante a verificação em duas etapas? Essa é mais uma camada de proteção aos usuários, de forma que fique mais difícil que as contas sejam invadidas por hackers.

O Google disse em comunicado à imprensa que a verificação em duas etapas é “uma das formas mais confiáveis de evitar acesso não autorizado a contas e redes”. Por isso, a sugestão é combinar um elemento que o usuário “conhece” (como uma senha) com outro que a pessoa “possui”, como um dispositivo móvel.

Verificação de duas etapas do Google
Verificação de duas etapas do Google

No que consiste a verificação de duas etapas?

A verificação em duas etapas é um processo que consiste em receber um código num dispositivo de uso pessoal, como é o caso do smartphone, para validar o acesso a uma conta do Google.

Sistema Google Smart Lock

Verificação de duas etapas do Google
Verificação de duas etapas do Google

Esse é um dos principais motivos pelos quais a empresa norte-americana desenvolveu o sistema Google Smart Lock, recurso que está dentro de todos os celulares com sistema Android de iOS.

Essa é mais uma prova de que a atenção à segurança dos usuários é um tema importantíssimo para o Google. Por isso, vai exigir que os usuários utilizem essa “chave” todas as vezes que for acessar a conta.

*Com informações do Google.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.