O que antes era visto só em carros de luxo, hoje o assistente de frenagem de emergência (veja como funciona) está presente em diversos modelos de outros segmentos. Os veículos podem sair de fábrica com configurações voltadas para carros parados, em movimento e para atuar junto aos usuários vulneráveis como pedestres e ciclistas.
A Frenagem Automática de Emergência (AEB), como também é chamada, pode evitar as colisões traseiras e atropelamentos ou, ao menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes.
Dependendo da montadora essa tecnologia pode apresentar outros nomes, como Auxílio de Frenagem de Urgência (AFU) e Brake Assistance (BA), mas todos têm a mesma função.
O sistema funciona em conjunto com o ABS e foi desenvolvido para compensar a variação de comportamento de motoristas durante uma frenagem de emergência. Sua principal função é extrair a máxima eficiência do ABS, garantindo a pressurização plena do sistema hidráulico, mesmo se o motorista pressionar o pedal de freio com pouca força.
Usualmente, o sistema funciona com velocidades entre 10 km/h e 80 km/h, podendo variar conforme especificações da montadora e/ou modelo de veículo. Em velocidades inferiores a 50 km/h o sistema age reduzindo a força da colisão, e quando a velocidade for menor que 20 km/h ele pode até parar completamente o carro por você.
Em todos os casos, o radar ou a câmera de vídeo frontal detecta o risco de colisão e alerta o motorista e, caso ele não reaja à situação a tempo ou adequadamente, a frenagem automática é executada.
Também acontece quando o sistema detecta um movimento mais rápido no pedal, assim há uma liberação imediata de vácuo da unidade Booster, e o cilindro-mestre é acionado com força suficiente para que o ABS garanta uma frenagem de emergência com segurança.
Outro caso em que a frenagem automática acontece é quando o sistema faz a leitura de itens de segurança, como dos airbags, e analisa o impacto, e ao identificar que o condutor perdeu o controle do veículo, o sistema de frenagem é acionado e para o veículo. Neste caso o sistema é conhecido com frenagem automática pós-colisão.
Uma vez em ação, o painel de controle do veículo indica que os freios foram acionados automaticamente. Mas caso necessário, o sistema pode ser desativado.