Entenda o que muda no seu celular com 5G

Um dos assuntos mais falados hoje é o 5G, tecnologia que altera a forma como utilizamos a internet, e que será implementada no Brasil muito em breve. A licitação já aconteceu e as empresas já fizeram a aquisição de suas cotas partes. Mas mesmo assim, muita gente ainda não sabe exatamente o que é essa nova tecnologia, nem como ela será utilizada. Em resumo, o que vai mudar com a tecnologia do 5G? Veja neste artigo.
Publicado em Notícias dia 5/11/2021 por Alan Corrêa

Um dos assuntos mais falados hoje é o 5G, tecnologia que altera a forma como utilizamos a internet, e que será implementada no Brasil muito em breve. A licitação já aconteceu e as empresas já fizeram a aquisição de suas cotas partes.

Mas mesmo assim, muita gente ainda não sabe exatamente o que é essa nova tecnologia, nem como ela será utilizada. Em resumo, o que vai mudar com a tecnologia do 5G? Veja neste artigo.

O que significa 5G?

Essa é a pergunta que mais se faz, embora não seja a mais importante, mas devemos começar pelo simples. A sigla 5G indica apenas que entraremos numa nova geração da tecnologia de internet móvel. Essa será, portanto, a quinta geração, ou 5G.

Essa nova geração de tecnologia de internet móvel promete um enorme salto tecnológico, com possibilidade de alcançar muito mais pessoas no Brasil do que temos nesse momento.

Entenda o que muda no seu celular com 5G
Entenda o que muda no seu celular com 5G

Como funciona a tecnologia 5G?

A grande mudança com a tecnologia do 5G é que sua propagação se dá por meio de ondas de rádio de frequência mais alta do que as utilizadas pelas tecnologias atuais de internet móvel.

Isso vai permitir taxas de transmissão de dados muito mais elevadas e, consequentemente, muito mais rápidas. O tempo de resposta também será mais curto, a chamada baixa latência.

Quais as vantagens do 5G sobre o 4G?

Mas essa melhora na velocidade de transmissão de dados não é a única vantagem da nova tecnologia. Atualmente, na rede 4G, o número de dispositivos que podem estar conectados ao mesmo tempo numa determinada área é muito menor do que a capacidade que o 5G vai oferecer.

Por isso, muitas vezes a conectividade fica reduzida. Com o 5G isso não vai mais acontecer, pois sua capacidade é significativamente maior. A nova tecnologia ainda vai melhorar a eficiência energética dos equipamentos.

Entenda o que muda no seu celular com 5G
Entenda o que muda no seu celular com 5G

O que significa na prática para os usuários?

Se fosse para sintetizar de uma forma simples o que vai significar na prática para os usuários, poderíamos dizer que o 5G é a banda larga móvel avançada, cuja velocidade pode chegar a ser 100 vezes – isso mesmo – maior que a velocidade do 4G.

Para ter uma ideia, será possível realizar tele cirurgia com o 5G. Empresas que possuam esse tipo de conexão poderão fazer o controle remoto de maquinário industrial, conectividade no campo e, no futuro, até mesmo a circulação de carros autônomos.

Popularização da internet

Além de tudo isso, o 5G será a tecnologia que vai popularizar a internet. A proposta, no Brasil, é que essa tecnologia alcance em pouco tempo regiões onde a internet por cabo é muito difícil de chegar.

Se você não sabe, são muitas as pessoas em nosso país que não contam com conexão à internet, desde tribos indígenas a escolas públicas em locais mais afastados. Calcula-se que cerca de 40 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet. Esses dados são do IBGE, e significa um percentual de 1 em cada 5 brasileiros.

Entenda o que muda no seu celular com 5G
Entenda o que muda no seu celular com 5G

Como será a implantação no Brasil?

O 5G já devia estar funcionando no Brasil, mas por conta da pandemia houve atrasos. A licitação foi aprovada pela Anatel, e o leilão foi realizado essa semana. As empresas vencedoras são responsáveis, agora, pela expansão da infraestrutura e implantação dessa nova tecnologia no país, assim como aconteceu com a fibra ótica.

E expectativa é que a nova tecnologia esteja disponível nas capitais de todo país até junho de 2022. Por enquanto, 65 países contam com a nova tecnologia, entre eles estão China, Estados Unidos e Filipinas, que lideram a lista com mais cidades conectadas.