Se você está buscando uma recolocação no mercado de trabalho, saiba que o LinkedIn é uma ótima ferramenta para chamar a atenção dos recrutadores. Mas para isso, você precisa saber como utilizar a ferramenta.
Para te ajudar nessa tarefa, que pode ser bastante árdua, vamos dar algumas dicas muito importantes para que você tenha sucesso. Acompanhe com atenção essas recomendações e compartilhe com os amigos.
O resumo é o lugar do LinkedIn onde você vai brilhar. Conte quem você é, o que você fez e seus objetivos futuros, de forma muito resumida e sempre em primeira pessoa, num tom de conversa. É o momento de atrair a pessoa que está lendo seu resumo para te conhecer melhor.
Nesse resumo você até pode utilizar algumas palavras como “especializado”, “focado”, “com experiência em”, “responsável por”, “inovador”. São palavras, entretanto, que estão um pouco gastas. Então, devem ser usadas num contexto específico e que realmente façam sentido.
Para saber como não errar, pense no público que você quer atingir com suas palavras, e isso vai depender muito do seu objetivo profissional. Se você estiver, por exemplo, em busca de uma recolocação, certamente vai querer que os recrutadores saibam um pouco sobre seu histórico profissional e suas habilidades, bem como seus objetivos.
Muita gente não consegue se destacar no LinkedIn, mesmo com uma capacitação acima da média. Mas porque será que isso acontece? Um dos fatores pode ser o seu perfil não estar completo. Ter um perfil 100% chama a atenção dos recrutadores.
Outro fator que pode contribuir para atrair a atenção é o vídeo de apresentação, bem curto, onde você fala um pouco sobre suas atribuições, sua história e seus objetivos. Procure ser o mais profissional possível nessa apresentação.
Ter no seu próprio LinkedIn uma biblioteca de conteúdo também dará mais destaque ao seu perfil. Essa biblioteca deve estar na linha da sua área profissional, seu setor de atuação. Ou seja, publique sobre temas relacionados com o que você faz ou pretende fazer, e utiliza hashtags inteligentes que farão você aparecer nas buscas dos recrutadores.
Outra dica que consideramos ser indispensável é você deixar o seu perfil aberto para os recrutadores. Você pode fazer isso habilitando o campo “buscando por emprego”. É possível configurar essa opção de forma que os recrutadores da sua atual empresa não vejam que você está aberto a novas oportunidades.
A primeira regra básica do manual de boas práticas do LinkedIn é a educação. Você deve ser educado em sua comunicação, pois isso vai refletir diretamente na forma como as pessoas vão considerar o seu perfil, especialmente os recrutadores.
Por exemplo, pedir uma nova conexão com alguém e já sair querendo vender alguma coisa é errado, é deseducado. Ponha-se no lugar da outra pessoa e pense em qual seria sua reação se alguém agisse dessa maneira com você. Não faça ao outro o que não deseja que seja feito a si mesmo.
Mas apenas ser educado não é suficiente. Você precisa aprender a respeitar a opinião dos outros. Cada pessoa é diferente e, consequentemente, as opiniões por vezes serão diferentes em determinados assuntos. Nas redes sociais todo mundo tem direito de manifestar sua opinião, no LinkedIn não é diferente.
Se você não concorda com a opinião de alguém é muito simples, deixe de seguir essa pessoa ou apenas ignore aquela publicação. Mas entrar em discussão não é uma ideia legal, nem para você nem para a outra pessoa.
Um dos elementos que mais agrada os recrutadores é a gentileza do possível candidato. Seja gentil, sempre e com todos. A gentileza da sua parte vai impor gentileza das outras pessoas também.
Estar disponível para ajudar outras pessoas na rede do LinkedIn é uma ótima forma de expressar essa gentileza. Isso sem falar que sua disponibilidade em ajudar vai contar positivamente a seu favor quando um recrutador analisar seu perfil.
Sem embargo, você também precisa ser cauteloso, afinal, cautela nunca é demais. Quando estamos nas redes sociais nos expressamos por escrito, e muitas vezes podemos ser mal interpretados. Invista um tempo em rever suas palavras antes de publicá-las.
Procure ser claro e objetivo em suas palavras, evite a ambiguidades e redundâncias desnecessárias. Tome cuidado com a “falsa sensação de liberdade” que a gente acha que tem nas redes sociais.
Ainda dentro da cautela, mas num outro aspecto, você precisa cuidar de sua imagem pessoal. Tudo que você postar nas redes sociais – mesmo que depois você apague – pode ser utilizado para denegrir sua imagem. A sua reputação vale muito, não a jogue fora por pouca coisa.
Um dos temas que mais se fala no país atualmente são as fake news. Muita gente sai publicando informações sem antes verificar se aquilo condiz com a realidade dos fatos. Por isso, utilizar fontes de informação que sejam confiáveis dará ao seu perfil um caráter de mais seriedade.
Apesar do LinkedIn ser uma rede social profissional você também pode se divertir, não precisa ficar enrijecido ou “engessado” nas suas publicações. Um pouco de descontração pode ser bem-vinda, mas utilize isso com parcimônia e cuidado.
Publique algo interessante sobre uma série que você está assistindo e que tenha relação com sua atividade, ou compartilhe uma notícia relevante, faça comentários sobre acontecimentos, enfim, diversas formas de se manifestar de forma descontraída. Aproveite para conhecer pessoas e fazer novas amizades.