Uma lenda automobilística vai voltar as pistas, o Lamborghini Countach ganhou uma versão atual do ícone esportivo que surgiu na década de 1970.
Serão produzidas 112 unidades do Countach LPI 800-4. Os carros, todos já vendidos antes de serem apresentados oficialmente ao público, serão entregues em 2022. A maioria das encomendas foi feita por entusiastas que já possuem um modelo Countach original e não resistiram à tentação de configurar o seu novo Countach com as mesmas cores que o clássico.
Prometendo fazer o mesmo barulho entre os fãs da marca italiana, o novo carro foi revelado pela marca junto a versões que marcaram a história do superesportivo, como o primeiro Countach LP 400 fabricado e o último, a edição especial 25th Anniversary, comemorativa pelos 25 anos do carro.
O que significa ser um ícone? E acima de tudo, existe uma fórmula mágica para se tornar um? O Lamborghini Countach é, por definição, um dos modelos mais emblemáticos da história da empresa e do mundo automotivo em geral.
Em um ano que viu a reconstrução do primeiro Countach, o LP 500, pelo Polo Storico, e a apresentação de sua versão contemporânea, o Countach LPI 800-4, a homenagem à herança da Lamborghini em que o design visionário encontra a tecnologia do futuro; as comemorações dedicadas ao seu 50º aniversário terminaram com uma palestra sobre excelência seguida de atividades imersivas e vivenciais para ajudar as pessoas a descobrir e experimentar o mundo do Centro Stile e do Polo Storico Lamborghini.
“Existem obras de arte que sempre permanecem relevantes, e o design do Countach é uma delas.” Foi assim que Mitja Borkert descreveu o estilo deste ícone automotivo. “Sua característica distintiva”, acrescentou, “é ditada por uma única linha longitudinal, conectando visualmente sua frente e traseira. É uma inspiração perfeita, pois mesmo que você mude o resto, é um elemento de continuidade visual entre o passado e o presente. É a soma dos elementos de design no DNA da Lamborghini, a tradição da linguagem de estilo desde as origens da empresa até os dias atuais.”
Federico Foschini comentou: “A reconstrução do primeiro Countach exigiu 25.000 horas de trabalho e estudo e envolveu todos os departamentos da empresa. Queríamos recriar o protótipo LP 500 apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1971, o mesmo que após anos de testes de estrada foi destruído nos testes de colisão necessários para obter a homologação.