COP26 é a 26ª Conferência Climática da ONU, que acontecerá no Reino Unido.
O que a COP26 representa? É nossa última chance de evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.
Nos anos 1990, havia um cara chamado Swampy, que passava o tempo ocupando árvores e túneis e era o rosto principal da ação climática no Reino Unido.
Cada vez mais, os ambientalistas do mundo não estão protestando em árvores e túneis. Estão ao nosso redor nas salas de reuniões, bem como nas salas de aula, em departamentos governamentais e pregões no mundo todo. Em todos os países tem ativistas. Em todos os lugares, com a mesma paixão e compromisso de agir sobre o clima.
A ciência mostra que, para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas, devemos limitar o aumento da temperatura média global para 1,5º C; que, se as temperaturas aumentarem, o risco de extinção de espécies e impactos catastróficos em vidas humanas aumentará drasticamente.
Corremos o risco de dar início a ciclos de feedback com as consequências da mudança climática, como o derretimento do permafrost, liberar ainda mais gases de efeito estufa na atmosfera, tornando mais difícil a luta pelo controle da crise.
Para manter vivos os limites de 1,5º C, temos que reduzir as emissões globais pela metade até 2030. Isso mesmo, reduzir pela metade. É uma incumbência enorme.
Empresas de todas as áreas estão se empenhando em um futuro limpo e verde, e o crescente interesse público está incentivando governos e empresas a agirem.
Acionistas estão forçando as empresas a mudarem. A mudança para a tecnologia limpa está acelerando mais rápido do que o previsto. Considerando a venda de carros e furgões limpos que superem as previsões. As energias solares e eólica são agora mais baratas do que carvão e gasolina na maior parte do mundo. Foram produzidas três vezes mais energia solar em 2020 do que os analistas previram apenas em 2015.
O desafio é que isso não está indo rápido o suficiente. Limitar os aumentos de temperatura para 1,5º C exige que nos movamos muito mais rápido. Só teremos sucesso se agirmos agora e trabalharmos juntos para acelerar a mudança para nosso futuro verde.
Os governos precisam assumir a liderança e fazer a transição verde se mover mais rápido para manter vivo 1,5º C. Precisamos estabelecer metas de redução de emissões.