Explicando: o que é Bluetooth

Você já cansou de ouvir falar em Bluetooth, e certamente também já falou centenas de vezes essa palavrinha mágica. Mas você sabe o que ela realmente significa? O que é essa tecnologia tão especial que melhorou tanto a vida das pessoas?

Ciência
2 dias atrás
Explicando: o que é Bluetooth

Para começar, a palavra Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega. O símbolo da tecnologia também faz menção honrosa ao rei. Se você ficou curioso nos acompanha nesse artigo que vai gostar ainda mais do que vamos te contar.

Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega

Sim, você não leu errado. E não, Bluetooth não significa “dente azul”(tradução livre). Parece estranho num primeiro momento, mas você poderá ver que faz bastante sentido depois que conhecer a história. Trata-se do Rei Harold Blatand, século 10, que em inglês de pronuncia “Bluetooth”.

Este valoroso rei foi o único capaz de reunir e unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas, o que lhe custou muito trabalho e perspicácia. Ora, como a tecnologia que hoje chamamos de Bluetooth também veio como uma forma de unificar, ou unir, dispositivos diferentes, os desenvolvedores da Ericsson decidiram fazer ao ditoso rei essa homenagem.

O símbolo da tecnologia Bluetooth também é uma menção ao rei Harold, uma vez que seu nome é formado pelas runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondendo às iniciais de seu nome nessa língua antiga.

O que é Bluetooth
O que é Bluetooth

Como funciona o Bluetooth?

Passamos agora para outro assunto, provavelmente o motivo de você está aqui lendo este artigo: como funciona, afinal, a tecnologia do Bluetooth? A resposta vai te chocar tanto quanto a história da origem do seu nome: trata-se de uma frequência de rádio.

Isso mesmo, uma frequência de rádio de onda curta (2.4 GHz) capaz de criar uma comunicação entre os dispositivos desde que estejam próximos. Por causa disso, traz consigo a vantagem de consumir pouca energia.

Qual o alcance do Bluetooth?

Já existem algumas classes de Bluetooth cujo alcance se aproxima dos 100 metros. Mas de uma forma geral, a maioria dos dispositivos funciona com uma distância entre 1 e 10 metros. Mais do que isso o sinal já fica intermitente.

A vantagem é que a necessidade da proximidade ajuda na segurança da transferência de dados dos usuários. Além disso, normalmente ele precisa ser ativado nas configurações pelo usuário do dispositivo, e o pareamento precisa ser autorizado.

O que é Bluetooth
O que é Bluetooth

Versões do Bluetooth

As versões do Bluetooth significam o avanço tecnológico que essa ferramenta foi recebendo ao longo desses mais de 30 anos, embora o fundamento original – as ondas de rádio – continue sendo a mesma.

Hoje nós temos a versão 5.0, lançada em 2016, que é o padrão mais avançado até agora, e que está presente na maioria dos dispositivos móveis. Ela permite fazer transferência de arquivos numa velocidade de até 50 megabits por segundo. Para dar um exemplo, você consegue transferir uma foto de 6,25 MB em apenas um segundo.

Vantagens do Bluetooth

As vantagens do Bluetooth são enormes. Para começar é uma tecnologia de transferência de dados que tende a ser segura, especialmente pela necessidade de os dispositivos estarem próximos fisicamente.

Além disso, é preciso um consentimento do usuário para que o pareamento aconteça. Outra vantagem é que o consumo de energia é mínimo, e a transferência de dados oferece uma boa velocidade.

Por fim, podemos destacar que o Bluetooth nos ajuda a evitar aquela quantidade imensa de cabos para ligar todas as coisas. Hoje você pode conectar-se a uma caixa de som ou fone de ouvido pelo celular apenas com o Bluetooth.

O que é Bluetooth
O que é Bluetooth

Um lugar no Hall da fama

Outra coisa que talvez você não saiba é que a tecnologia do Bluetooth (se pronuncia blutúf) foi criada pela empresa sueca Ericsson no ano de 1989. O objetivo era transferir sinais de rádio emitidos pelos computadores e dispositivos móveis que existiam na época.

Claro que essa invenção foi considerada uma enorme revolução para a sua época, o que rendeu para o holandês Jaap Haartsen – um dos engenheiros chefes do projeto – um lugar no Hall da Fama dos Inventores. Não é para qualquer um…

“Dá muito orgulho ver as pessoas na rua usando algo inventado por mim. É legal, pois sei exatamente o que está dentro e me impressiona que ainda funciona bem”, disse Haartsen.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.

Vamos Bater um Papo?