Exposição virtual do Google conta a História de Brasília

Uma parceria entre o Museu Nacional da República e outras 19 instituições do Distrito Federal resultou na exposição online “Brasília: um Sonho Construído” que ganhou destaque no Google Arts & Culture.

Internet
Publicado em 28/11/2021 por Alan Corrêa
Exposição virtual do Google conta a História de Brasília

São 90 exposições virtuais com cerca de 4.000 imagens históricas, além de 200 obras de arte digitalizadas em alta resolução, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade e recursos educativos para pais e professores, tudo disponível gratuitamente através do site da exposição virtual.

“O Museu Nacional da República e o acervo representam uma parte da relação entre arte e arquitetura que está na base da construção e concepção de Brasília. É muito importante que ferramentas tecnológicas como o Google Arts & Culture deem essa visibilidade internacional”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

A Catedral Metropolitana - Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.
A Catedral Metropolitana – Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios.

“Agora, por meio do projeto Google Arts & Culture, será possível fazer uma visita virtual ao Museu e isso poderá servir de incentivo à pesquisa, à fruição, ao cuidado e ao sentimento de pertencimento a quem ainda não conhece presencialmente e está distante fisicamente desse espaço cultural”, aponta a diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert.

“Seu plano urbano ousado, a efervescência da sua cena artística e os traços modernos marcantes da capital do Brasil, um dos marcos arquitetônicos mais importantes do planeta, estão, agora, acessíveis para amantes da cultura no mundo inteiro que queiram conhecer ou descobrir em um só lugar os tesouros que fazem dessa cidade um incrível museu a céu aberto”, diz Luisella Mazza, diretora global de operações do Google Arts & Culture.

Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture, seguindo os passos de outras grandes cidades também reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, Pittsburgh e Milwaukee nos EUA e Lagos, na Nigéria.

Além do Museu Nacional, é possível visitar outros espaços da Secretaria de Cultural e Economia Criativa (Secec), como as bibliotecas Nacional e Pública de Brasília, Complexo Cultural Samambaia, e  Complexo Cultural Planaltina Memorial dos Povos Indígenas. A vida cultural das Regiões Administrativas (RAs) também está disponível no Google Arts & Culture.

*Com informações da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Google Discovery.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.